Paróquias iniciam Trezena online de Santo Antônio na Diocese de Campos e distribuem pães

Igreja Matriz Porciúncula.

Santo Antônio, embora conhecido como o santo de Pádua, na Itália, na verdade é natural de Lisboa, em Portugal. Para muitos a fama é de santo que intercede por pessoas que desejam um bom casamento, para outros é o santo casamenteiro. Diante deste período de pandemia, as Paróquias da Diocese de Campos, que tem Santo Antônio como padroeiro iniciaram no dia 31 de maio a tradicional Trezena de Santo Antônio, sendo toda realizada de modo online.

Distribuição dos pães no bairro Olívia Peres.

Na cidade de Porciúncula, noroeste fluminense, a Igreja Matriz Santo Antônio iniciou a tradicional trezena com novidades. Durante a Santa Missa, transmitida pelas redes sociais, o pároco Pe. Thiago Linhares abençoou os pães de Santo Antônio. Os pãezinhos foram preparados pela equipe de voluntários da paróquia que utilizaram luvas e máscaras como forma de higienização. Após a celebração, o padre acompanhou a distribuição dos pães no bairro Olívia Peres. “Em cada bairro visitado pela imagem do Padroeiro, levaremos os pães de Santo Antônio. Nossa comissão de festa está empenhada na preparação”, afirmou uma publicação na rede social da paróquia.

Outra cidade do noroeste fluminense, em Santo Antônio de Pádua, a Trezena será toda realizada por meio da Internet. Em publicação, no perfil oficial da paróquia foi divulgado a programação que inclui Santa Missa, orações, ladainhas, adorações, terços e shows. “Caríssimos irmãos e irmãs, a paz de Cristo! Este ano, devido aos tempos que estamos vivendo, a nossa Trezena e Festa de Santo Antônio de Pádua será “on-line”. Durante a transmissão das Missas iremos transmitir a homilia do padre ou bispo convidado do dia. Compartilhe com todos, contamos com a sua participação e de toda sua família”, declarou a publicação.

No município de Miracema, também noroeste fluminense, a Trezena do padroeiro também teve início no dia 31 de maio, a programação será realizada com Santa Missa todos os dias. A programação será divulgada na rede social da paróquia.

Em Campos, maior cidade do interior do estado, a Paróquia Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca, em Campos, promove a tradicional Trezena. Em 2020, devido a Pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado por meio das redes sociais, com a Santa Missa todos às 19h. “Santo Antônio, com sua perseverança na fé e no chamado de Deus, certamente pode iluminar a nossa vida para que seja também uma vida mais santa. Que Santo Antônio interceda por nós em todas as nossas necessidades. Estamos nos preparando para viver nossa Trezena”, afirmou uma declaração nas redes sociais da Paróquia.

Antônio é conhecido como o santo que intercede pelas pessoas que querem conseguir um namorado ou um esposo. Não se sabe de onde vem essa devoção; o que se sabe é que esse santo era muito atento às questões familiares. As pessoas com problemas na família o procuravam para pedir conselhos e ele as atendia. Por isso, foi formando a respeito dele essa devoção de intercessor por aqueles que querem arranjar um namorado, que tem o desejo de formar uma família.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Pascom Paróquias

Com informações Frei Aluísio Antônio de Oliveira (Franciscanos Menores Conventuais – Caçapava/SP)