Manifesto JMJ 2019 no Panamá sobre o Cuidado da Terra

Os jovens, da JMJ 2019, no Panamá, que participaram do Simpósio “Conversão Ecológica em Ação”, redigiram um Manifesto sobre o Cuidado da Casa Comum. Toda Jornada Mundial da Juventude, especialmente nos últimos anos, tem uma dimensão ecológica, tanto no processo de realização, buscando a reutilização do lixo do próprio evento, mas, também, na linha da Laudato Si, fazendo ressoar o grito da Terra.

Neste ano 2019, em que se realizará, em outubro, em Roma, o Sínodo da Amazônia, os jovens, tendo como horizonte a defesa da floresta amazônica como o “pulmão do planeta”, compartilharam suas propostas e contribuições na perspectiva de mudar a nossa pegada ecológica e salvar a Terra.

No Manifesto divulgado, iniciam apresentando empenhos de governança para as lideranças políticas: transformação da matriz energética de combustíveis fósseis para energias limpas e renováveis; proteção dos 30 % dos ecossistemas que configuram o habitat de povos indígenas, defendendo a diversidade biológica; aplicação do Global Compact, tratado sobre migração segura, ordenada e regular, acolhendo, com hospitalidade, migrantes e refugiados; defesa e acesso à água como bem público.

Em ordem, as propostas encaminhadas para as lideranças religiosas e eclesiais: aplicação integral da Laudato Si, procurando uma verdadeira conversão ecológica; promover educação ambiental; desenvolver uma espiritualidade ecológica aproveitando o calendário da Criação e as celebrações litúrgicas e envolver os Bispos no apoio a estes programas visibilizando gerar atitudes de mudança profundas, em resposta à urgência da crise civilizacional em que nos encontramos. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos