HISTÓRIA  DA DIOCESE DE CAMPOS

A Diocese de Campos (Dioecesis Camposinus), é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica, em Campos dos Goytacazes, RJ, criada em 4 de Dezembro de 1922, através da Bula Ad Supremae Apostolicae Sedis Solium do PapaPio XI. Atualmente no território da diocese compreendendo o seu territótio geográfico Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro com mais de 1.000.000 de habitantes.

A Catedral Diocesana de Campos, localizada numa das partes mais elevadas da região central da Cidade. Um conjunto arquitetônico imponente, que fica de frente para o Rio Paraíba do Sul. Em 1677, onde ficava a primeira igreja rústica com paredes de entulho e teto de palha, passou a ser a 1ª Igreja da Matriz quando da fundação da Villa de São Salvador de Campos. (hoje Igreja de São Francisco, na Rua 13 de Maio, onde tem o marco de fundação da Cidade).

A segunda Igreja da Matriz, foi erguida no local em que veio a ser construída a

Catedral, ao lado da antiga capela do Senhor dos Passos e do velho cemitério. Em 1924, a antiga Matriz foi elevada à categoria de Catedral Diocesana, tendo como 1º cura, o padre Dr. Antônio Carmelo, que foi substituído pelo padre Magaldi e o monsenhor João de Barros Uchoa.

Sob o comando de padre Uchoa, a Catedral recebeu uma grande reforma e transformação arquitetônica, até que em 1970, foi transformada em Basílica Menor do Santíssimo Salvador (sendo que a Catedral foi construída sobre a antiga Igreja da Matriz, aproveitando a estrutura das torres e do prédio), no episcopado do Papa Paulo VI. Na ocasião era o bispo da Diocese de Campos Don Antônio de Castro Mayer.

Construção em estilo neoclássico, tendo na fachada principal um vão coberto e sustentado por quatro colunas. Por este vão, chega-se a três portas que fazem o acesso principal da igreja, sendo estas em folha dupla de madeira, verga reta, bandeira fixa de madeira, onde no alinhamento destas estão três janelas em verga reta e em folha de madeira.