Paixão de Cristo abre Semana Santa em Varre-Sai
Espetáculo aconteceu domingo (02/)4) em frente da Igreja de Santa Filomena. Organização do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com a Paróquia São Sebastião e Santa Filomena.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Imagens (fotos e vídeos): Cristiane Fabri e Juliani Fabri
Espetáculo Paixão de Cristo, organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com a Paróquia São Sebastião e Santa Filomena, sob direção de Msrgareth Vargas abriu a programação da Semana Santa na cidade de Varre- Sai, noroeste fluminense. O espetáculo de fé desperta para a espiritualidade da semana maior. Varre- Sai preserva a tradição religiosa através da paróquia e com incentivo e apoio do Pe. Rogério Cabral Caetano.
Desde sua chegada a cidade, Pe. Rogério Cabral Caetano vem despertando na comunidade eclesial a importância da vivencia de Semana Santa, com preservação da piedade popular e da espiritualidade da experiência de renovar nos corações o triunfo do Cristo, que sofreu, morreu pregado na cruz para vencer a morte e resgatar a humanidade.
Durante a Quaresma o sacerdote reuniu a comunidade com adoração ao Santíssimo, missas e as meditações da Via Sacra nos bairros, levando a toda a cidade a meditar no caminho de dor, sofrimento e morte, más a esperança e a certeza da ressurreição.
– Quaresma e Semana Santa é um tempo para meditar e refletir no mistério pascal de Cristo. E na nossa cidade vivemos esse tempo com as tradições religiosas, que nos ajudam a buscar viver esse tempo para a oração e nunca esquecer as práticas penitenciais. E como foi bom ver a comunidade presente em todas as ações litúrgicas. – reflete Pe. Rogério.
“Foi um dos maiores presentes, que recebi de Jesus, através de Nossa Senhora e da oração diária. A entrega de meu filho depois de tanto tempo distante e agora totalmente focado nesse viver Jesus e o mover de Deus capacitando no dia-a-dia sem explicação. Deus fez tudo de maneira sobrenatural e o seu medo, ansiedade, falta de tempo. Tudo está sendo superado com as palavras dos companheiros de cena, das diretoras, e de nós família, dos anjos que Deus manda a toda a hora para dar força. Jesus mexeu com todos profundamente. Pode ter certeza que todos saíram diferentes ao fim da encenação. Ate o pai que não iria participar, Deus o chamou em cima da hora para conduzir o burrinho na entrada, -destacou Daiane dos Santos Melo Ramos, mãe do jovem que representou Jesus.
Uma emoção viveu Rian Melo Ramos, 26 anos que interpretou Jesus. Para o jovem foi um desafio por não ser ator, mas abraçou a cruz e se entregou a viver no teatro refletindo na Paixão de Cristo e meditar no gesto de amor de um Deus que assumiu morrer na cruz.
– Foi uma experiência muito especial para a minha vida e me aproximou de Jesus e de seus ensinamentos. Gostaria de agradecera cada um que me ajudou e Margareth, que idealizaram o projeto, sonharam e trabalharam dia e noite sem parar. Fizeram com muita perfeição, amor e dedicação. As vezes elas se multiplicaram em varias para dar conta de tudo. A professora Margareth que trabalhou o meu emocional, pois estava inseguro, nervoso. O trabalho dela onde é vocacionada.- destaca o jovem.
Programação
04/04 – Terça feira
07h às 18h – Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja Co-Matriz;
14h – Início da Oração das Mil Ave-Marias na Igreja Co-Matriz;
19h – Santa Missa na Igreja Co-Matriz;
20h – Procissão de Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores até a residência do Casal Sr. Luis Cláudio dos Santos e Elisete Laurinda R. dos Santos – Comunidade Santo Antônio no Bairro Santo Antônio;
05/04 Quarta feira
07h às 18h – Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja Co-Matriz;
19h – Saída da Imagem do Senhor dos Passos da Igreja de Santa Teresinha em direção à Igreja Co-Matriz;
19h – Saída da Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Residência do Casal Sr. Luis Cláudio dos Santos e Sra. Elisete Laurinda R. dos Santos – Comunidade Santo Antônio no Bairro Santo Antônio em direção à Igreja Co-Matriz;
O Encontro acontecerá em frente à Igreja Co-Matriz de Santa Filomena, e em seguida celebração da Santa Missa.
06/04 Quinta feira
Dia da Unidade Paroquial
Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial
Não Haverá Adoração ao Ssmo. Sacramento durante o dia na Igreja Co-Matriz;
09h – Santa Missa Crismal na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador e Renovação das Promessas Sacerdotais, Bênção dos óleos dos Enfermos, Catecúmenos e Consagração do Crisma;
19h –Santa Missa Solene da Ceia do Senhor e Cerimônia do Lava-pés, em seguida, transladação do Santíssimo, desnudação do altar e Adoração até a meia noite;
20h – Procissão do Fogaréu, com tochas em memória à prisão de Nosso Senhor, com a Imagem do Senhor Flagelado e Coroado de espinhos em direção à Igreja de Santa Teresinha;
07/04 Sexta feira Santa
07/04 Sexta feira
Dia de Jejum, abstinência de Carne e Silêncio
Hoje não haverá Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja Co-Matriz;
06h – Via-Sacra no Calvário da Matriz;
15h – Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor na Igreja Co-Matriz:
+ Liturgia da Palavra
+Adoração da Santa Cruz
+Prece Universal
+Distribuição da Sagrada Comunhão
(antes do Sermão iremos oferecer gratuitamente na Cantina Canjicão)
18h – Sermão das 7 Palavras na Igreja Co-Matriz, em seguida:
19h – Procissão do Senhor Morto, saindo da Igreja Co-Matriz, percorrendo as principais ruas de nossa cidade, ao som das matracas, em direção à Igreja de Santa Teresinha;
20h – Unção com Perfume de Nardo, após a procissão do Senhor Morto.
08/04 – Sábado
Sábado Santo da Sepultura do Senhor
Dia de Recolhimento
Hoje não haverá Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja Co-Matriz;
20h – Solene Vigília Pascal na Igreja Co-Matriz, com a participação das capelas rurais.
+Bênção do Fogo
+Solene Proclamação da Páscoa
+Liturgia da Palavra
+Bênção da Água Batismal
+Ladainha de todos os Santos
+Batismo de Adulto
+Primeira Comunhão
+Liturgia Eucarística
ATENÇÃO: Neste dia, todos os Fiéis devem trazer sua vela(com proteção), para a Bênção da Luz, e, água para ser abençoada.
09/04- Domingo de Páscoa
Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor
08h – Missa na Igreja Co-Matriz;
10h – Missa na Igreja Co-Matriz(Liturgia para Crianças);
11h – Batizados na Igreja Matriz
12h às 18h – Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja Co-Matriz;
17h – Missa na Capela de Santa Rita – Prata
19h – Missa na Igreja Co-Matriz;
20h – 12ª Carreata do Triunfo com a Imagem do Senhor Ressuscitado pelas principais ruas de Varre-Sai-RJ
ATENÇÃO: A Coleta deve ser devolvida no envelope da Campanha das Obras de REFORMA DA IGREJA MATRIZ.