Restauradores e Cuidadores da Terra
O Dia Mundial do Meio Ambiente traz como tema para a reflexão: “Nossa Terra, nosso futuro, Geração – Restauração da Terra” e vai nos conscientizar sobre a necessidade de frear e deter o processo de desertificação, com a restauração e a resiliência dos solos, recuperando sua feracidade e fecundidade. O país, que sediará as atividades de divulgação e promoção dos debates e formação, será a Arábia Saudita.
O dia específico para fazermos memória e despertar para este grave problema é o 17 de junho, dia Mundial da desertificação no planeta. É importante constatar que as enchentes e inundações que atingiram o Rio Grande do Sul e outros lugares do Brasil, são a outra face da moeda do processo de desértica, ambos os fenômenos causados pelas alterações climáticas geradas pelo aquecimento global. Para nos tornarmos a Geração Restauradora da Terra, como assinala o tema do Dia do Meio Ambiente, cabe assumir com determinação a conversão ecológica, reduzindo nossa pegada ecológica, comprometendo-nos a levar um estilo de vida que o Papa denomina “sobriedade feliz”, centrada numa aliança de vida com a Terra, em uma forma de existência simples e austera.
Além da esfera pessoal, criar comunidades saudáveis e responsáveis inspiradoras de políticas públicas que preservem e restauram solos, diminuam o desmatamento, promovam a agricultura orgânica, defendam a água como bem público, e protejam corretos rios e lagoas. Rumo a COP de Belém 2025, a primeira década da Laudato Si, esperançosos com alegria e criatividade por um Junho Verde cheio da luz e energia do Espírito Criador e Restaurador da Vida! Deus seja louvado!
+ Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz
Bispo Diocesano de Campos
Campos dos Goytacazes, 09 de junho de 2024