Dia Nacional do Rosário terá Missa celebrada pelo Bispo de Campos na baixada

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco vai presidir, no próximo dia 7 de outubro, a Santa Missa que marca o 1º ano da vigência da Lei que instituiu o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria. A celebração será realizada na Capela de Nossa Senhora do Rosário, na localidade de Campo Limpo, na baixada campista, considerada uma das mais antigas Igrejas do município. A comunidade inicia no dia 4 de outubro, até o dia 7 a programação especial em comemoração aos 382ª anos da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

O Dia foi sancionado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, após aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.  A criação do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria reconhece e valoriza a tradição do Rosário, que é uma prática de devoção muito difundida no Brasil. O Rosário é um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, e proporciona conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade.

História – O antigo prédio de residência do engenho foi destruído, restando apenas a capela. O visconde de Asseca cria o seu engenho no final do século XVII, porém o prédio da capela tem todas as características de construção setecentista. Pequena capela com nave única, capela‐mor com sacristia lateral. A fachada é dominada pelo caprichoso frontão de curvas e contra‐curvas e dois esguios pináculos nas laterais. A imagem de Nossa Senhora do Rosário foi trazida de Lisboa em 1650 por ordem do governador do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá e Benevides. A capela foi restaurada entre os anos de 2001 a 2003.

A origem da festa de Nossa Senhora do Rosário remonta a uma batalha entre turcos e cristãos que ocorreu na Grécia em 7 de outubro de 1571. Na ocasião, o Papa Pio V declarou que a vitória cristã foi possível graças à ajuda de Nossa Senhora do Rosário.