Defender a Cobertura Universal da Saúde
O dia mundial da saúde acontece todos os anos no dia 07 de abril, data fundacional da OMS, em 2025 vai destacar como tema: A Ação Global para a Saúde Universal, superando as lacunas e desigualdades na equidade, acesso e qualidade dos serviços da saúde para todas as pessoas e todos os povos. Como objetivos específicos se propõe a defesa de um acesso amplo e universal dos serviços de assistência médica para todos/as garantindo qualidade e eficiência. Promover a equidade na saúde com uma abordagem humanitária justa e solidária, assumindo especialmente as populações mais vulneráveis e marginalizadas. Incentivar comportamentos saudáveis e sustentáveis, transformando estilos de vida, elevando a qualidade e plenitude da existência humana.
Fortalecimento dos sistemas da saúde, melhorando sua sustentabilidade e financiamento como o controle social, a accountability e a transparência no fornecimento dos serviços. Um alinhamento e maior conexão com os outros objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) para ter maior impacto e obter resultados comprovados em relação a o Bem Estar e Saúde Integral de toda a humanidade.
Estes propósitos lembram-nos do período da Pandemia do COVID, quando a humanidade descobriu os seus limites e fragilidades e a necessária interdependência e ajuda e colaboração de todos povos e nações para lutar juntos contra o vírus do COVID 19. Agora junto ao grito dos pobres e da Terra que ressoam na CF 2025, assumamos como missão a defesa da vida saudável para todos(as), construindo a fraternidade universal na partilha, comunhão dos bens e recursos da saúde. Que Nossa Senhora da Saúde nos impulsione a tornar realidade o lema da Campanha da fraternidade 2012: “Que a saúde se difunda sobre a terra”, (cf. Eclo 38,8). Deus seja louvado!
+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos
Campos dos Goytacazes, 06 de Abril de 2025.