Paróquias utilizam criatividade para aproximar fiéis durante período de isolamento social

As Paróquias da Diocese de Campos estão encontrando no período de distanciamento social uma oportunidade para exercer a criatividade, junto com a evangelização por meio das redes sociais. Ao longo dos dias de isolamento social, várias Paróquias, Quase-Paróquias e Reitorias estão promovendo uma programação especial com momentos de oração, partilha da palavra e louvor. Em Campos, um dos exemplos, é a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Imperial, que tem promovido a oração do Ângelus, além da novena dedicada a Padroeira, sempre com a participação maciça dos paroquianos, por meio das transmissões nas redes sociais. Nesta semana, o administrador paroquial Pe. Dênisson Martins divulgou uma publicação que mostra a presença indireta dos paroquianos, por meio de fotos espalhadas pelos bancos da Igreja Matriz. “Um pouquinho da Celebração de Lourdes! O sepulcro não estava vazio, mas cheio de esperança! Nós que somos igrejas não estamos vazios, mas cheios de esperança e fé! Igreja viva!”, apontou a publicação nas redes sociais.

Na cidade de Itaperuna, a Paróquia também dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, tem promovido, além de momentos de oração as celebrações Eucarísticas para os paroquianos. Para aproximar ainda mais os fiéis da liturgia, o administrador paroquial Pe. Gustavo Ribeiro vai disponibilizar a partir deste mês de abril, o folheto “Deus Conosco”, para os paroquianos que não possuem o livro de liturgia diária. Para ter acesso o paroquiano pode ir até a Igreja Matriz e pegar o exemplar, durante o horário de funcionamento do templo.

Em Santo Antônio de Pádua, o pároco da Igreja de São Padre Pio e Nossa Senhora das Graças, Pe. Fagner Ribeiro, comemorou nas redes sociais a campanha lançada pela paróquia para conseguir a inscrição de 1 mil pessoas, para que as transmissões das celebrações da paróquia possam ser transmitidas ao vivo, pelo Canal da paróquia, por meio do celular. A plataforma de vídeos, faz a exigência de 1 mil inscritos, para permitir a transmissão ao vivo, por meio de smartphones, o principal meio utilizado pelas paróquias.

Para o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, a Igreja precisa mais do que nunca saber se comunicar através da mídia. “A verdade que a Igreja não é virtual. Ela é uma realidade de carne e de alma, o corpo místico de Cristo. Porém, hoje que ela precisa ocupar as vias com o amor de Deus. Expressando aquela que tem uma mensagem eterna, que é o rosto do Cristo, que é uma pessoa. Comunicar uma pessoa através da mídia. Isso requer também comunicadores em conexão, que se despojam de qualquer soberba, para ser instrumentos dóceis, transparentes no coração de Deus e no seu próprio. Nós temos que ser essa comunicação para a paz e a comunhão, sempre aberta para o serviço d fraternidade humana e amor universal. Que a Igreja possa percorrer essas estradas da mídia com sabedoria, humildade e com o amor de Cristo”, afirmou Dom Roberto.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

 

Posts Similares

1 Comentário

  1. Neste momento de natureza muito particular, agradecemos aos nossos Párocos que com sabedoria e iluminados pelo Espirito Santo, juntamente com as Pastorais de Comunicação não têm medido esforços para trazer Jesus Eucarístico para nossas casas.
    Parabéns Párocos e PASCOM e que Deus nos proteja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *