Solenidade de Consagração de São João da Barra a Padroeira do Brasil será em 2021
A Diocese de Campos adiou para 2021 a Solenidade de Consagração do Município de São João da Barra, a Nossa Senhora da Conceição que seria realizada nesta quarta-feira (20/05). O município esta registrando aumento dos casos de infectados pela Covid 19 e a Prefeita Carla Machado decretou lockdown. O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, decidiu que as cerimônias e solenidades serão transferidas para 2021
– Pelas condições atuais não temos possibilidades de realizar este ato de consagração e de fé e de entrega religiosa resolvemos transferir para o ano que vem como um fato relevante dentro da nossa historia rumo ao centenário da Diocese de Campos e São João da Barra com sua tradição contribui para nossa história. – informa Dom Roberto Francisco.
Histórias de Fé
– Para a comunidade católica de São João da Barra é um orgulho ter nosso município consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Nosso pedido é sempre para que Nossa Senhora interceda por nós junto a Jesus Cristo e proteja o nosso povo. – Carla Machado, prefeita de São João da Barra.
A cidade é a ultima banhada pelo Rio Paraíba do Sul e a foz no Pontal de Atafona. O Presidente do Legislativo e Autor do Projeto Aluízio destaca que a consagração a Padroeira do Brasil vem somar as tradições da cultura da cidade e por ser a ultima a receber as agias do Paraíba do Sul onde a imagem foi encontrada.
O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco destaca a importância da cidade de São João da Barra ser consagrada a Padroeira do Brasil e da tradição religiosa com igrejas históricas e centenárias. Na Diocese de Campos outras cidades já foram consagradas mantendo a tradição das cidades serem dedicadas a Nossa Senhora Aparecida.
– Dando continuidade as praticas religiosas e culturais que expressam não só a devoção e a fé viva a Nossa Senhora como foram as consagrações e monumentos dos 300 anos do achado da imagem que se constitui um dos símbolos sócio- religiosos mais importantes da Nação, que aconteceu por uma lei homologada pela Prefeita Carla Machado a consagração do município de São João da Barra. Será no dia 20 de maio de 2020 no Santuário Estadual de Atafona onde será entronizada uma réplica desta imagem abençoada matriz religiosa e cultural da Pátria brasileira. – destaca Dom Roberto Francisco.
Cidade reúne histórias de devoção e de milagres alcançados por intercessão da Mãe Aparecida. Marlene Amaral fala da devoção a Nossa Senhora Aparecida e destaca a importância da consagração da cidade a Padroeira do Brasil.
– Para mim como devota é muito importante saber que a minha cidade, São João da Barra ser consagrada a essa Mãe e Intercessora. Tudo o que peço com fé, sou atendida. Meu neto, Gabriel Batista é atleta e todas as vezes que ele sai para representar o Brasil é a ela que eu peço. – destaca Marlene Aparecida.
Moradora em Degredo Flávia Batista cultiva a devoção desde criança e confia a Padroeira do Brasil seus pedidos e sempre é atendida. Flávia ressalta que a Consagração vai ajudar a aumentar a fé e devoção na Rainha e Padroeira do Brasil.
– Desde pequena cresci amando e venerando Nossa Senhora Aparecida, Tem muitas pessoas que não acreditam, mas eu creio tanto no seu amor, na sua graça e na sua força, que tudo que ate hoje eu pedi e ela intercedeu por mim e fui atendida Essa consagração de Nossa Senhora Aparecida a nossa cidade de São João da Barra será muito importante para aumentar mais ainda a fé e devoção que nosso povo saojoanense tem por nossa mãe, até porque ela foi encontrada em nosso Rio Paraíba que aqui termina sua foz em Atafona, esse foi um presente mais que especial que nós devotos e nossa cidade poderia ter ganho. – declara Flávia.
Texto: Ricardo Gomes (Diocese de Campos / Regional Leste 1)