Varre-Sai: Paróquia São Sebastião e Santa Filomena divulga orientações para retorno das celebrações com fiéis
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
A Paróquia de São Sebastião e Santa Filomena, na cidade de Varre-Sai, noroeste fluminense, divulgou orientações para o retorno das celebrações com a presença de fiéis. De acordo com o pároco, Pe. Rogério Cabral, em publicação nas redes sociais será realizado um trabalho de orientação e preparação para o retorno com segurança. “A Santa Igreja como boa e terna mãe, sempre zelou para com a vida e o bem comum. Nesse sentido, diante de dramática situação em que a humanidade hoje vive, com bastante prudência, os Pastores da Igreja tiveram de tomar medidas sérias para garantir a saúde do rebanho. Ademais, com a esperança de dias melhores, a Igreja convida de novo seus amados filhos a retornarem suas atividades eclesiais. Contudo, o novo “normal” exige de cada um de nós prudência e responsabilidade para com os irmãos e irmãs”, declarou o padre em nota.
A flexibilização da participação presencial dos fiéis nos templos, foi concedida por meio do Decreto Municipal nº 1735/2020, de 17 de Julho de 2020. Para o sacerdote conscientes da grande e arriscada missão que todos devem ter nos próximos tempos de garantir o direito à liberdade religiosa, de cooperar com as autoridades municipais e de cumprir a missão de “CUIDAR”, foram oferecidas as orientações e normas para o território paroquial. A provável data do retorno das atividades será no dia 01 de agosto.
ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA FLEXIBILIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL DOS FIÉIS NAS CELEBRAÇÕES DA SANTA MISSA NA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO E SANTA FILOMENA DE VARRE-SAI-RJ
1) A flexibilização NÃO corresponde necessariamente a uma normalização da frequência dos fiéis nas celebrações, como antes da pandemia. Continuamos em estado de atenção, portanto o retorno será gradual e cauteloso.
2) Continua a vigorar a concessão da liberação do preceito dominical aos fiéis que tem justas razões para não participarem das Missas dominicais, de acordo com decreto de Dom Roberto Francisco, Bispo Diocesano de Campos. Não estando estes fiéis obrigados à participação da Santa Missa Dominical enquanto não orientar o contrário. Aconselhamos aos doentes e aos que fazem parte do grupo de risco que continuem a participar das celebrações de suas casas, e aos domingos santifiquem o Dia do Senhor através de devido momento de oração.
3) Concedemos a possibilidade da participação 150 pessoas, na Igreja Co-Matriz de Santa Filomena, por celebração, correspondendo a 30% da capacidade total de acentos diretos (bancos), como também dos espaços laterais, “Estação da Vida” e “Espaço Gourmet Célia Ramos”, com transmissão via monitores de TV.
4) As pessoas que desejarem participar das celebrações devem dar seus nomes antecipadamente na secretaria paroquial pelo telefone (22) 3843-3136, pelo celular da Paróquia, via whattsapp (22) 98866-2950, no horário do expediente paroquial.
5) Os que desejarem participar devem ter a responsabilidade e o cuidado comunitário de não estar com nenhum sintoma de síndrome gripal. Ficam assim advertidos a ficarem em casa os fiéis que mesmo marcando participação, apresentarem, nem que sejam momentos antes, qualquer sintoma suspeito.
6) A concessão da participação é somente para os fiéis de nossa Paróquia. Fiéis de outras cidades e paróquias devem seguir as orientações de seus párocos.
7) Uma hora antes do início das celebrações haverá uma equipe de higienização nos portões dos espaços laterais da Igreja, sendo necessário que os participantes cheguem com antecedência mínima de 20 a 30 minutos, respeitem a sinalização de distanciamento, contribuindo com as devidas averiguações de higienização.
Atenção: 5 min antes da missa será vedada a entrada de pessoas na Igreja, o que obviamente se estenderá depois que as celebrações já tiverem iniciado.
8) Será exigido dos fiéis o uso contínuo e regular de máscaras de proteção, desde o momento da recepção na igreja até sua saída, isto é, enquanto estiverem nos espaços sobre nossa responsabilidade. Todavia, aqueles que não estiverem com a proteção acima requisitada, não poderão adentrar a igreja.
9) Os fiéis serão submetidos à higienização das mãos com álcool 70%, assim como a higienização das solas dos sapatos e terão sua temperatura aferida, sendo que quem apresentar temperatura superior a 37 graus será aconselhado a retornar à sua casa e procurar cuidados médicos.
10) No interior da Igreja, haverá adesivos nos bancos marcando os locais exatos em que os fiéis se assentarão, respeitando a distância mínima de 2m entre os participantes. Contudo, os membros da mesma família poderão sentar-se juntos.
11) Exortamos que os fiéis não toquem em imagens ou quaisquer objetos expostos, já que isso pode ser repetido por vários outros fiéis, não garantindo a segurança sanitária.
12) Aos fiéis no interior da igreja aconselhamos que não saiam de seus lugares para cumprimentos e diálogos. Uso do banheiro e do bebedouro estão proibidos.
13) Em relação a ofertas e dízimos, estes podem ser depositados nos cofres indicados na entrada ou na saída das celebrações litúrgicas.
14) Orientações quanto à postura dos fiéis nas celebrações serão dadas no início das mesmas.
15) Estas normas serão estritamente observadas e cobradas, não tendo de nossa parte qualquer flexibilização ou afrouxamento.
BATIZADOS
1) Os batizados seguirão as mesmas normas descritas para as celebrações, com algumas orientações específicas.
2) A celebração do Batismo será apenas para 4 crianças e usando o Rito Breve do Batismo.
3) Só serão permitidos a participação dos pais das crianças, dos padrinhos de batismo, de consagração e toalha.
4)
MATRIMÔNIO, CONFISSÕES E EXÉQUIAS
1) Interessados devem procurar diretamente a secretaria paroquial.
PRECAUÇÕES TOMADAS PELA PARÓQUIA
1) Antes de cada celebração, os bancos e demais espaços da Igreja serão higienizados, e só depois acolherá os fiéis.
2) Na porta de entrada haverá tapetes umedecidos com material desinfetante para os sapatos e verificação do uso da máscara de proteção e aferimento de temperatura.
3) Disponibilização e treinamento de voluntários que orientarão os participantes desde sua acolhida na Igreja.
4) Marcação de sinalização no chão orientando o trânsito e posição das pessoas.
5) Marcação prévia dos locais em que os fiéis se assentarão.
6) Diminuição na equipe de celebração, evitando aglomeração e compartilhamento de objetos, como microfones, livros, etc.
Estamos certos de que se todos cumprirem suas obrigações e tiverem responsabilidade com a saúde dos outros e as suas próprias, vamos vencer este momento difícil que atravessamos.
A normas e orientações acima podem sofrer mudanças dependendo das circunstâncias.
Varre-Sai-RJ, 18 de Julho de 2020.
Pe. Rogério Cabral Caetano
Pároco de Varre-Sai-RJ