A Ascensão de cada dia

Pe. Douglas Alves Fontes (Reitor do Seminário São José – Arquidiocese de Niterói)

Ao celebrarmos o mistério da Ascensão do Senhor, experimentamos um misto de sentimentos. Para onde olharemos? Para o céu ou para a terra? Onde Ele está? No céu ou na terra? Não só muitos sentimentos batem forte no peito, mas muitos pensamentos ecoam na mente.

Vivendo esse mistério da fé e olhando a vida de cada dia, temos a impressão de que, como os apóstolos, vivemos continuamente uma experiência de presença e ausência, ao mesmo tempo. Estamos com o Senhor, caminhamos com Ele, O escutamos, dirigimos-LHE nosso olhar e nossa palavra. Mas de repente e não mais que de repente, Ele some diante de nós. Não O vemos, não O escutamos, não O sentimos… Ele se foi e nos deixou! Será?

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,20)

Todos nós somos parte da mesma comunidade dos discípulos de Jesus. O mistério da Ascensão é uma pedagogia maravilhosa! É a pedagogia cristã, nos ensinando o mistério da ausência que está pleno da presença! É o Mestre, ensinando aos discípulos que nossa fé não se funda no sentir, no ver, no tocar, nos sentidos. Se precisamos disso para crer, ainda não aprendemos o que é fé!

“A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se veem.” (Hb 11,1) De fato, fé é acreditar naquilo que não vemos, não tocamos, não sentimos, mas sabemos que Ele está ali. Ou melhor, Ele está aqui, no meio de nós, dentro de nós. Ele está presente mesmo quando não sinto, não vejo, não escuto, não toco. Como o ar que respiramos, mesmo sem ver, mesmo sem tocar…

Não obstante, Seu amor por nós é tão grande que Ele deu um “jeitinho” de ficar conosco de outras maneiras. A bela e densa Constituição do Vaticano II,Sacrosanctum Concilium (n. 7), nos lembra que Cristo permanece presente na Sua Igreja de várias maneiras.

Uma presença por antonomásia, como dizia Paulo VI, na Eucaristia: Ele está no meio de nós! Presente nos seus ministros que O tornam presente nas celebrações dos Sacramentos: Ele está no meio de nós! Ele está presente na Sua Palavra, pois é Ele que fala, quando a Sagrada Escritura é lida na Igreja: Ele está no meio de nós!  “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18,20). Ele está presente quando a Igreja reza e canta, quando os irmãos estão reunidos em Seu nome: Ele está no meio de nós. Ele está presente nos irmãos necessitados: “todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40) Ele está no meio de nós!

Só um Deus, e por amor, faria de tudo e de várias maneiras para estar ao lado de quem ama: a mim e a você! Creiamos: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS E DENTRO DE NÓS!

Aprendamos a crescer na fé! Nosso Mestre não quer e não precisa de discípulos imaturos, fracos, mas quer e precisa de discípulos maduros, fortes, livres e responsáveis! Sua aparente ausência é só uma pedagogia, para nos fazer crescer e nos tornar homens e mulheres de fé. Assim, fortalecidos pelo Dom do Alto, sejam Suas testemunhas em Jerusalém, na Judeia, na Samaria e até os confins da terra!

Mas padre, e quando não temos a Eucaristia, os Sacramentos, a Palavra, os ministros Ordenados, os irmãos reunidos, os irmãos necessitados para servirmos? Estamos “totalmente sozinhos”? Nesse momento, eu e você fechamos nossos olhos, abrimos o coração e os ouvidos e deixamos que sua voz mansa e humilde nos diga: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,20)

Isso nos basta, porque Ele está no meio de nós!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *