A espiritualidade vibrante e contagiante da Páscoa

A cinquentena Pascal é um dos períodos litúrgicos que mais tem o poder de encantar e fascinar o cristão. No entanto carregamos muito ainda o peso de uma religião que associa penitência a tristeza, redenção com dolorismo e sacrifício com sofrimento negativo.

Por isso torna-se necessário deixar-se transformar plenamente pela luz da Páscoa. A espiritualidade da Páscoa é profundamente vital e animadora, revestindo-nos da nova existência de criaturas redimidas em Cristo. Somos homens e mulheres novos, servidores e missionários de um amor transbordante.

A Páscoa nos encheu de esperança e renovou todos nossos sonhos e utopias, alinhados com o Reino e a Nova Jerusalém, que buscamos construir juntos a todas as pessoas de boa vontade e solidárias com o bem comum. Uma espiritualidade que nos leva a fazer coisas novas, por isso o Livro dos Atos dos Apóstolos se revela paradigma de nosso jeito de ser Igreja, comunidade de testemunhas da Páscoa.

Um a mística de pessoas libertas e libertadoras, que vivem a liberdade do Espírito e a disponibilidade de dar-se a todos/as. Deixamos para atrás o velho Adão e a corrupção da cultura da morte de tantos traficantes do medo e do temor que escraviza.

Somos herdeiros e cuidadores da Nova Criação irmanados com todos os seres que respiram a restauração e renovação inteira do cosmos como Casa Comum. Descobrimos o verdadeiro sentido da Paz que brota de corações fraternos e desarmados que edificam e tecem novos vínculos e relacionamentos curados do ódio, da inveja e da desavença.

Tudo ganha uma nova cor, beleza e consistência a partir do ressuscitado que deve ser encontrado onde se ama apaixonadamente a vida das pessoas e de todas as criaturas. Que vivamos com muita autenticidade a Páscoa sendo como afirmava Dom Gueranguer um Aleluia dos pés a cabeça. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos