A Mãe Aparecida que caminha junto ao seu povo

Com saudades do Ano Nacional Mariano, celebramos, uma vez mais, a grandiosa festa da Mãe Rainha de todos (as) os brasileiros (as), num contexto de necessidade da sua dileta e misericordiosa intercessão. Como em Caná da Galiléia, precisamos do vinho da alegria e da esperança do Reino para celebrar a vitória da vida e da justiça diante das ameaças de retirada de direitos e da implosão da Democracia.

Queremos encontrar, como João, Filipe e Domingos, novamente o sentido do trabalho, de uma pesca abundante, que gere, como naquela jornada alimentação, saúde e bem estar para os pobres.  Fazei, Mãe zelosa, quebrar os grilhões, como aconteceu com o escravo Zacarias, da violência, da exploração, e da morte anunciada pela falta de recursos nos hospitais. Intercedei para que, como no Magnificat, consigamos derrubar os arrogantes e poderosos que, apostando no poder das armas, humilham os pequenos, discriminando os negros, as mulheres e as minorias.

Devolvei a visão, a capacidade de caminhar e andar com as próprias pernas, empoderai as lideranças populares para que se unam e mobilizem num projeto de desenvolvimento plenamente humano, integral, solidário e sustentável. Vós que sois a protetora das águas e florestas, não permitais a vil mercantilização de tudo que respira e da destruição dos biomas do Brasil. Tornai a Igreja, da qual sois o modelo e certamente Mãe, uma comunidade fraterna, servidora, misericordiosa e missionária, pobre e testemunha fiel do Reino.

Nossa Senhora do Brasil, Mãe da Nossa Terra, ajudai-nos a construir uma Pátria justa, acolhedora e inclusiva, onde caibam todos (as), uma Pátria reconciliada pelo Sangue do Vosso Filho, onde reine a vida e a prosperidade equitativa e partilhada. Que, neste dia das crianças, nos tornemos como elas, sinais do Teu amor gratuito, incondicional, suave e delicado para com todas as pessoas e criaturas que habitam e convivem neste querido pais. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 12 de Outubro de 2018.