Baixada Campista: Paróquia São Gonçalo inicia novenário do padroeiro

Teve início neste sábado (07/09), o 151° Novenário de São Gonçalo, padroeiro da paróquia São Gonçalo e do subdistrito de Goitacazes, na baixada campista.  A Santa Missa de abertura foi presidida pelo Pe. Gilson Mota, diretor do Colégio Eucarístico, concelebrada pelo pároco Pe. Fabiano Goulart, contou com a presença do diácono Júlio Oliveira. Durante a celebração, os fiéis também rezaram pelos 21 anos do Grupo de Oração Resgate, além dos 103 anos da Legião de Maria.

Dentro da programação dos festejos, os fiéis participaram, ao final da celebração da Noite de Caldos, ao som da cantora Samara Souza, na Praça em frente a Matriz. A Paróquia, a maior em extensão e número de fiéis da baixada campista, prossegue com a programação até o dia 16 de setembro, dia do padroeiro. Ao longo dos 10 dias, entre novenário e a festa, vários sacerdotes estarão presentes nas celebrações como Pe. Gustavo Ribeiro, Pe. Dênison Martins, Pe. Antônio Marcello, Pe. João Carlos, Pe. Marco Antônio, Irmão Mateus, Monsenhor Leandro Diniz e o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco. O novenário ainda vai contar no dia 11 de setembro, dia de aniversário de ereção da Paróquia, com uma noite carismática com Nelinho Figueiredo. Já no dia 14/09, Show com a Banda Só Por Ti Jesus.

História – Fundada por um devoto de São Gonçalo, cujo nome se perdeu na história, foi elevada à capela curada em 1722, mas foi somente no século XIX que a construção ganhou volume e forma no estilo neoclássico. A Igreja de São Gonçalo deu nome à freguesia que antecedeu a criação do distrito de Goitacazes. O nome da Igreja São Gonçalo aparece em registros anteriores à data de fundação que consta na placa de mármore no frontão da igreja. A paróquia foi tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Campos em 2012 e pode ser considerada uma das primeiras construções da Villa de São Salvador. Ao longo dos anos, muitos padres passaram pela paróquia, que atualmente é responsável por 16 capelas.