|

Barra do Itabapoana: fiéis comemoram 20 anos da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião

O território paroquial é composto por 25 comunidades e faz limite com a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo.

Os fiéis da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, que fica no distrito de Barra do Itabapoana, na cidade de São Francisco de Itabapoana, comemoraram nesta quinta-feira (27/04), os 20 anos de ereção como Paróquia. No mesmo dia também festejaram o 10º de dedicação do Altar à Santa Maria Goretti. Para marcar o momento foi realizada a Santa Missa, que foi presidida pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, e concelebrada pelo pároco Pe. Alexandro Matos e o vigário Pe. Renan Valentin. Ao final da Santa Missa os fiéis também parabenizaram Monsenhor Leandro, que comemorou 47 anos de vida. “Nossa comunidade está em festa. Nesta Missa, presidida pelo Monsenhor Leandro, que também comemorava o seu aniversário natalício, agradecemos a Deus pela missão e comunhão na evangelização. O povo de Deus tem caminhado de modo fervoroso com as pastorais e momentos”, declarou o pároco Pe. Alexandro.

A Paróquia foi erigida no ano de 2003, após ser desmembrada da Paróquia São Francisco de Itabapoana, por lá já passaram sacerdotes como Pe. Antônio Marcello, Pe. Liomar dos Santos, Pe. José Flávio, Pe. Clécio Santos e atualmente os padres Pe. Alexandro e Pe. Renan. No ano de 2013, ao completar 10 anos, o altar foi dedicado a Santa Maria Goretti. Durante a Santa Missa, os sacerdotes receberam do Poder Legislativo a moção de aplausos pelos 20º de instituição da Paróquia. A moção de aplausos é o instrumento pelo qual a Câmara de Vereadores pode se manifestar, oferecendo-o aos cidadãos, autoridades ou entidades públicas ou privadas.

História de Santa Maria Goretti – Nasceu em Corinaldo, centro da Itália, no ano de 1890. Era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus. Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alessandro. Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alessandro foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade na confidência à sua mãe: “Sim, o perdôo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”. O martírio desta adolescente de apenas 12 anos foi a causa da conversão do jovem assassino, que, depois de sair da cadeia, esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também. Sua beatificação foi celebrada, no dia 27 de abril de 1947, por Papa Pio XII. Em 24 de junho de 1950, o mesmo celebrou a canonização da santa. Sua festa é celebrada no dia 6 de julho.