Bispo de Campos dá posse ao Pe. Renan como novo reitor do Santuário de Santo Amaro

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Pascom Santo Amaro

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco presidiu, na noite desta segunda-feira (10/12), a Santa Missa de Posse Canônica do Pe. Renan Valentim, como novo reitor do Santuário de Santo Amaro, na baixada campista. A Missa foi concelebrada pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, o reitor do Seminário Pe. Fábio de Melo, o vigário-forâneo Pe. Gustavo Ribeiro, além de vários sacerdotes de outros municípios como Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Itabapoana. Vários fiéis do território da Reitoria de Santo Amaro estiveram presentes, além de representantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião, no distrito de Barra do Itabapoana. A celebração teve início com a leitura da provisão, pelo Pe. Gustavo Ribeiro. O Pe. Renan em seguida fez o juramento de fidelidade ao bispo diocesano.

O Santuário de Santo Amaro, sempre foi um sonho do Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, em criar a Reitoria, que ao longo dos 8 anos tem dado muitos frutos. O Santuário é uma referência religiosa e cultural na região e no estado do Rio. A devoção a Santo Amaro foi implantada em Campos dos Goytacazes pelos monges beneditinos em 1648.

Um santuário (do Latim sanctuarium, de sanctus), no conceito religioso, é um local sagrado, para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões. A diferença essencial de uma Reitoria para uma Paróquia ou Quase-Paróquia, é que numa Reitoria não se pode realizar funções paroquiais, a não ser com o consentimento do Bispo ou do Pároco onde se encontra o território da Reitoria. Reitor de uma Igreja se trata de um sacerdote que cuida de um templo (não paroquial, não capitular, não anexo a uma casa de religiosos ou de membros de sociedade de vida apostólica), no qual realiza funções litúrgicas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *