Bispo de Campos explica motivo da antecipação da Festa de São José em 2023 para o dia 18 de março

“O domingo da Quaresma tem precedência a qualquer solenidade que não seja do Senhor. É importante que isso não deixa de ser um sinal de espiritualidade de José, que se oculta diante dos mistério de Deus, Nosso Senhor”, afirmou Dom Roberto.

A novidade da festa para 2023 é a mudança da missa solene em honra à São José para o dia 18 de março (sábado) para não coincidir com o 4º domingo da Quaresma, que cai no dia 19 de março, data oficial da celebração. No próximo dia 8 de março várias paróquias e comunidades da Diocese de Campos iniciam o novenário do padroeiro São José. O santo é padroeiro de cinco paróquias nas cidades de Itaperuna, Campos, Cardoso Moreira, São José de Ubá e Bom Jesus do Itabapoana, além de uma Capelania, que funciona no Colégio Eucarístico. Em Campos, a festividade acontece na Igreja Matriz São José, no Parque Cidade Luz. A comunidade surgiu em 1993 como capela da Paróquia Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca. No ano de 1995, a comunidade passou a pertencer a então Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Parque Lebret. Em junho de 2012, aconteceu a ereção a então Quase-Paróquia São José. Em 2018, pelas mãos do Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, foi criada a Paróquia São José, com oito comunidades ao todo, tendo como atual responsável pela Igreja é o Pe. Cristiano Januária Ribeiro, que iniciou o trabalho pastoral em 2015.  “Quero convidar a você a participar do nosso novenário em honra a São José. Do dia 9 ao dia 18 de março. Você é o nosso convidado especial a participar, este ano com o tema ‘São José pai dos pobres’, venha e participe”, declara o Pe. Cristiano.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, mencionou que embora não seja uma festa móvel, a celebração foi antecipada pela importância. “A Solenidade de São José pertence ao calendário santoral e como festa importante não pode ser esquecida, mas devido ao domingo da quaresma houve a antecipação. Deve ser celebrada durante a manhã, pois na tarde de domingo deve ser celebrada a véspera do domingo. O domingo da Quaresma tem precedência a qualquer solenidade que não seja do Senhor. Claro o ano litúrgico é Cristocêntrico. É importante que isso não deixa de ser um sinal de espiritualidade de José, que se oculta diante dos mistério de Deus, Nosso Senhor”, afirmou Dom Roberto.

Na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, a Paróquia São José preparou uma programação especial com a presença de vários sacerdotes como Monsenhor Leandro Diniz, Pe. Alexandre Mothé, Pe. Vicente Osmar, Pe. Alan Nogueira, dentre outros sacerdotes.

História – Em 1621, Gregório XV declarou de preceito a festa litúrgica deste dia. Pio IX elegeu São José padroeiro da Igreja, e os papas sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão. José tem o título mais alto que um homem pode ter, o de pai adotivo do Messias. O calendário litúrgico dedica duas comemorações festivas a este grande Santo: no dia 19 de março (em muitos países este é o dia dos pais) e no dia primeiro de maio, dia do trabalhador. São José foi escolhido como modelo de todos os trabalhadores. O Papa Francisco mandou inserir, na Liturgia eucarística, o nome de São José, que assim é invocado diariamente na hora da Missa, bem logo após a Consagração.