Bispo de Campos prepara medidas para participação de fieis nas missas em São João da Barra/ RJ

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Bispo de Campos e Referencial da Pastoral da Saúde, na CNBB- Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz prepara normas para a celebração das Santas Missas presenciais na cidade de São João da Barra, Norte Fluminense e destaca os cuidados sanitários e litúrgicos para as celebrações, de acordo com o Decreto da Prefeita, Carla Machado. Na reunião realizada on – line na qual houve participação Pastora Waleria Olyver, Presidente do Conselho de Pastores de São João da Barra, Lúcia Almeida, representante da Casa Espírita Cristã Joanna de Angelis e Samia Damas, Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Dom Roberto destacou a necessidade de respeitar a liturgia católica, mas concordou com as medidas sanitárias de distanciamento social e do numero reduzido de fiéis e medidas sanitárias para evitar a proliferação do Covid 19.

– Eu não estou falando não apenas como Bispo Diocesano, mas falando como Bispo Referencial Nacional da Pastoral da Saúde que trata da Saúde em todo território nacional. Então a minha fala é de apoiar às medidas do Ministério Público a saúde como direito da pessoa a vida. Quando se trata de Celebrações presenciais nós defendemos por obrigação defendemos a vida e temos um cuidado especial com ela e certamente não vamos ser levianos. O Papa Francisco nos pediu prudência e obediência às normas sanitárias. E não somos nos que vamos transgredir, ao contrario e temos agentes da Pastoral da Saúde compromissados  e que são médicos, enfermeiros, administradores de hospitais. Temos Hospitais Católicos e estamos falando de uma agregação de pessoas trabalhando em mutirão sanitário, espiritual e solidário.

Para Dom Roberto a religião não será problema por estar defendendo medidas de controle da Pandemia. E se coloca a disposição para o controle do Covid 19 dentro das normas sanitárias para preparar as igrejas a se adaptarem na abertura presencial nas missas. Diante dos Decretos das Prefeituras possibilitando a abertura as celebrações requisita acompanhar com exige discernimento e colocar em pratica as orientações da CNBB e são três critérios fundamentais: manter o isolamento social evitando aglomerações desmedidas, a higiene pessoal e a higiene ambiental e uma disciplina na entrada e saída do espaço e limitando a permanecer no recinto durante a realização da celebração.

– Mas alem disso  normas sanitárias se trata de entender o processo e não somente abrir as igrejas, mas abrir o coração para o momento que estamos vivendo que requer a conversão integral das pessoas que passa pela conversão social, cultural, ecológica e eclesial. Não é só abrir a igreja e ter presente que não o problema de enchê-las, mas ser povo consciente e povo de Deus unido pela Palavra e celebrar a Eucaristia como Missão que nos leva a uma caridade transformadora. Abrir igrejas é muito fácil e ser igreja é mais difícil. Temos de ser igreja que é ser o povo que defende a vida e esta a serviço da Vida das pessoas, do Planeta e de todo o Universo. – conclui Dom Roberto.