Caminhando a gente se entende

Neste domingo, 17 de setembro, acontece na orla de Copacabana, a partir das 10 horas da manhã, a 16ª Caminhada pela Liberdade Religiosa. A primeira foi realizada em 2008 motivada pelo incidente ocorrido no morro do Dendê na Ilha do Governador, onde grupos vinculados ao crime organizado expulsaram praticantes das religiões afro-brasileiras proibindo o uso de vestes e sinais identificatórios da sua crença. A partir daquele momento surgiu este movimento que reúne fiéis de todas as religiões irmanadas na causa da defesa da Liberdade Religiosa, no respeito a fé e crença de cada pessoa e no repúdio à intolerância e perseguição dos direitos a professar livremente a fé já seja a nível pessoal como de forma comunitária.

Foram feitos relatórios levantando registros de crimes contra o direito constitucional de liberdade de consciência e liberdade religiosa e foi constituída a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, para proteger e cuidar das vítimas especialmente dos credos mais atingidos, os cultos de identidade africana, e os praticantes do judaísmo e do catolicismo. Estas caminhadas além de ir construindo uma corrente de solidariedade e fraternidade inter religiosa em defesa da paz e da tolerância, alicerçam a democracia, pois onde as liberdades fundamentais são cerceadas e a consciência humana de crer livremente e aderir a Deus em sua espiritualidade e religião é profanada, o sistema democrático em sua vivência, dinamismo e totalidade é conspurcado e violentado gravemente.

A caminhada celebra uma atitude de êxodo, de libertação e de superação dos bolsões de fanatismo, ódio e de racismo estrutural disfarçado de dogmatismo estéril e desumano. Ao caminhar juntos vemos que apesar de credos diferentes peregrinamos no amor e na hospitalidade comum, na paz e na concórdia fraterna rumo ao Deus Amor, ao Deus da Vida que na sua misericórdia e compaixão acolhe a todos os seus filhos. Liberdade religiosa, eu creio e defendo, pois é para liberdade que Cristo nos libertou!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos