Celebração marca a irmandade do Cristo Redentor de Itaperuna com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro
A partir de agora, os dois Cristos irão trabalhar em parceria nas áreas do Turismo, Cultura, Desenvolvimento Sustentável, Social e Religioso.
Bianca Marques – Ascom /PMI
Fotos: Marcelo Nunes
Para marcar o ato que entra para a história do Brasil, no último domingo, 5 de dezembro, a Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Turismo, realizou uma grande celebração aos pés do Cristo Redentor da cidade: a geminação do monumento com o Cristo Redentor do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Durante o evento, cerca de 500 pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz e concelebrada pelo reitor do Santuário Cristo Redentor do Rio, Padre Omar Raposo, e pelo pároco da Matriz São José do Avahy, de Itaperuna, Padre Luiz Carlos Amorim. Após a celebração, o município inaugurou o ‘Memorial Cristo Redentor de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos’, que leva o nome do saudoso Claudão, idealizador do monumento. O espaço conta a história da construção do Cristo e, ao centro, uma caixa de vidro com a réplica do coração do Cristo Redentor, feita em pedra sabão, mesmo material usado no exterior do monumento e do coração do Cristo do Rio. A peça é única e foi trazida pelo Cristo Redentor do Corcovado para ser colocada dentro do Cristo Redentor de Itaperuna como símbolo da irmandade.
A partir de agora, os dois Cristos irão trabalhar em parceria nas áreas do Turismo, Cultura, Desenvolvimento Sustentável, Social e Religioso.
Já no tom de parceria e conexão, o evento contou com a participação dos artesãos da Casa do Artesão, que faz parte do programa Economia Solidária, com exposição de alguns produtos; e da Orquestra Retocando, ambos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. O início do evento ficou por conta da belíssima apresentação do saxofonista Alexandre Louzada que transmitiu aquele som de paz e modernidade que o local merece.
Também estiveram presentes o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, o vice-prefeito, Emanuel Medeiros, o Nel, o secretário de Turismo, Marcelo Nascimento, o secretário de Governo, Murilo Gouvêa, entre outros secretários do município e vereadores; o vice-presidente da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), Jair Bittencourt , a filha do Claudão, Claudete Cerqueira Bastos, o major da PM, Adelmo Boechat, que foi o servente de pedreiro na construção e Antônio Moreira Filho, filho do construtor do Cristo Redentor de Itaperuna
Durante o evento, o vice-presidente da Alerj anunciou o investimento de R$10 milhões de reais para o turismo da região Noroeste.
“Parte desse recurso vai ser destinado ao turismo religioso atendendo ao Cristo Redentor de Itaperuna, as imagens de Natividade, a todos os santuários religiosos da região”, disse.o ato de geminação foi oficialmente assinado no dia 31 de agosto deste ano, pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, representada pelo Santuário Cristo Redentor, e pela Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Turismo, onde o monumento do Noroeste Fluminense passou a ser o primeiro do Brasil a ser reconhecido como monumento irmão pelo Cristo Redentor do Corcovado.
“É um momento de glória e de gratidão o nosso Cristo Redentor passar a ser coirmão do Cristo do Rio que é uma das sete maravilhas do mundo. Demos um passo muito grande para o turismo e para religiosidade e de todas as pessoas que vão visitar o nosso monumento e divulgar para o mundo” disse o prefeito Alfredão.
“Momento histórico para nós. Essa é a primeira vez que fazemos uma geminação do Cristo Redentor no Brasil, de tal forma, que este fato não será apenas uma ação pontual. A geminação prevê uma recorrência de atividades no fluxo de trocas de experiências para fomentar mais e mais o desenvolvimento turístico da cidade. Tenho certeza que Itaperuna e o Rio de Janeiro estão, hoje, profundamente interligados a partir do Cristo Redentor do universo que nos integra e nos faz sorrir, nos faz perceber a beleza da cidade. A gente traz essa linda colina pra poder ter realmente uma experiência num olhar para o futuro, para o horizonte e de muitas oportunidades que serão bem aproveitadas”, disse Pe. Omar.
“É uma simbologia muito grande! A gente está coroando essa ação com o Cristo Redentor do Corcovado. Um monumento gigantesco do Brasil e do mundo em todos os níveis, uma das sete maravilhas do mundo moderno que veio abraçar o Cristo de Itaperuna. Toda população de Itaperuna e os turistas recebem, hoje, este enorme presente que não tem explicação e é importantíssimo e muito emocionante para todos nós. A partir de agora iremos trabalhar muito em conjunto trazendo muitos frutos positivos para Itaperuna, para o Cristo do Corcovado e para todo o estado do Rio de Janeiro”, disse Marcelo Nascimento.
Esse ato faz parte do pacote de ações em comemoração aos 55 anos do Cristo Redentor de Itaperuna, que também recebeu de presente, neste ano, uma nova revitalização com placas indicativas que leva o turista até o local, luneta panorâmica e wi-fi liberado para os visitantes.
Após a cerimônia de geminação, a equipe da Secretaria de Turismo acompanhou a comitiva do Pe. Omar ao distrito de Raposo como primeiro ato oficial de trabalho de conexão dos dois Cristos. Na oportunidade, a equipe do Cristo Redentor do Rio visitou o parque das águas minerais onde já deram o ponta pé à um grande projeto na área de turismo e sustentabilidade.