Pastoral da Cidadania instala mais um ponto de Coleta Seletiva em Itaperuna

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Cidade limpa, rios sem poluição. Do Projeto Coleta Seletiva Solidaria realizado na Cidade de Itaperuna pela Pastoral da Cidadania da Diocese de Campos o exemplo de cuidado com a Casa Comum em tempo de Pandemia. Na tarde de sábado (13/06) foi instalado na Praça do Fiteiro mais um EcoPonto na cidade. Uma parceria com o comercio local e a Pastoral da Cidadania.  O Bispo de Campos e Referencial da Ecologia Integral na CNBB – Regional Leste 1, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz chama a atenção para neste momento a urgência numa visão do cuidado com a Casa Comum e na mudança de atitudes na comemoração dos 5 anos da Laudato Si, do Papa Francisco.

Na opinião de Dom Roberto Paz a atual crise sanitária e o momento oportuno para refletir nas agressões ambientais e para o cuidado de sanar e curar a Terra e criar uma civilização ecológica e do amor a Criação. A crise é momento crucial que a humanidade vive tempo de incerteza e de medo.

– Quando perdemos a perspectiva que a Terra é um maravilhoso sistema orgânico vivo e sustentável e nos deixamos levar pela arrogância e o lucro ignóbil, destruímos os alicerces de nossa Casa Comum. Esta pandemia, que nos devolveu a humildade e a noção de estar pisando em solo sagrado, está a exigir de todos nós uma reviravolta em nosso estilo de vida, uma verdadeira conversão ecológica, ao dizer do Papa Francisco, para aprender a tratar, olhar e cuidar da Terra com amor e reverência. – pontua.

Nasce o Projeto Coleta Seletiva Solidária que destaca a urgência de solucionar o problema do lixo na cidade de Itaperuna 100 mil habitantes que geram aproximadamente 3000 toneladas de lixo (resíduos sólidos) por mês, e não difere da maioria das cidades do Brasil no que diz respeito a saneamento referente a tratamento de esgotos e destinação dos resíduos sólidos, pois 100% do esgoto é lançado in natura nos córregos e rios, 97%  é jogado no Lixão da cidade a um custo mensal de aproximadamente 1 milhão de reais por mês.

– A visão e iniciativa de Padre Geraldo Gualandi têm um impacto positivo na vida espiritual, ambiental e social de toda a comunidade e por meio da Reciclagem todos podem participar desta Rede do Bem, porque quem recicla cuida do Ambiente, gera renda para os catadores, fomenta a economia local, proporciona recursos para a Obra Social e aumenta o ICMS verde arrecadado pelo Município. – destaca o Diácono Francelino da Silva Junior.

“A vitória sobre o coronavírus passa pela sanação da Terra, e tornar-se aliados do Deus da Vida, mantendo em paz a Criação e gerando a civilização da responsabilidade, da ternura e do cuidado, para com todas as pessoas e criaturas. Por mais que se queira vender a versão que o coronavírus é obra de laboratório, a verdade simples, e mais coerente com o surgimento dos outros vírus e doenças que afetaram a humanidade nas últimas décadas, é que são reações e conseqüências da destruição do habitat de criaturas e redes de vida que nos protegiam e se tornaram ameaças pelo descontrole e destrato.”