Crismandos da Paróquia Santo Antônio de Guarus participam de retiro espiritual

“Os jovens entenderam que os dons são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do Espírito Santo. Viver este momento com os jovens é renovar a fé e as forças para continuar a missão a qual nos somo chamados pelo ressuscitado”, afirmou o diácono Carlos Altoé.

Com informações e fotos: Fabrício Ribeiro (IVC Santo Antônio)

A Comunidade da Capela São Pedro, que pertence a Paróquia Santo Antônio de Campos, promoveu no último domingo (24/04), quando a Igreja comemorava o Domingo da Misericórdia o Retiro da Crisma. O encontro foi organizado pela Pastoral da Iniciação à Vida Cristã, já a condução do retiro ficou por conta do Grupo e Oração Rainha dos Apóstolos, da Matriz Santo Antônio. O retiro contou com a pregação da fundadora da Comunidade Coração Divino Franciane de Oliveira; o Diácono Carlos Eduardo Altoé, que é o coordenador da Pastoral e membro da Comissão de Iniciação a Vida Cristã da Forania de Guarus, além do Diácono Luizinho Severiano, responsável pela Capela São Pedro.

O encontro teve início com a Santa Missa, presidida pelo pároco Pe. Wallace Ortêncio. Durante a celebração sete crismandos receberam a Primeira Comunhão. “A minha primeira comunhão foi muito além do que eu imaginei, já estava emocionada desde o começo da missa. Foi e é um sentimento inexplicável”, disse a catecumena Ledilâne de Almeida, que recebeu sua Primeira Comunhão Eucarística. Ledilâni é crismanda da turma de Fabrício Ribeiro, catequista da Capela São Pedro. “Poder proporcionar aos irmãos da fé o conhecimento da Verdade revelada por Cristo através de sua Igreja é um papel desafiador e importantíssimo, pois passar a frente a Sã Doutrina Católica é ser pescador de almas assim como São Pedro, é ter o papel de fazer com que os nossos jovens se apaixonem pela Igreja Católica”, declarou Fabrício. Para a crismanda Mariana Custódio, que integra a turma da catequista Eliana, da Capela Nossa Senhora das Graças, o domingo foi extraordinário. “O retiro da crisma foi em um dia especial, domingo da misericórdia. O retiro foi um tempo oportuno para que acontece em minha vida o avivamento do Espírito Santo. Onde consegui me abrir a graça do amor do Pai por mim. Foram pregações riquíssimas, que trouxe o confronto do novo e do velho que há em mim. Gratidão”, afirmou Mariana.

O curso, que segue o Rito Iniciação Cristã de Adultos (Catecumenato), começou no início de 2021, em pleno período da pandemia. “Nesse período de pandemia, nossos encontros da Crisma, foram acalentos, onde aprendemos, trocamos experiências e no final com o retiro, consolidou a nossa escolha de confirmar o batismo. Agradecemos a equipe da Pastoral e a Paróquia Santo Antônio, e esperamos retribuir, com nossa dedicação nos frutos do Espírito Santo”, disse Rita de Cássia Boechat.

A catequista Lourdes Alves, que participa da Pastoral na Igreja Matriz, está há 19 anos a serviço da evangelização, observou que a pandemia causou um tempo de incertezas, mas que foi frutuoso na partilha e no encontro, mesmo sem a presença física. “Em um tempo de incertezas, medo, desconfiança, mas também de fé renovada, criatividade, fidelidade, pudemos realizar nossos encontros na modalidade on line, isso possibilitou um momento de encontro, partilhas e presença na vida dos crismandos e daqueles que também fizeram a primeira Eucaristia. Diante de desafios e dificuldades de conexão, presença física, eles foram fiéis. Isso é motivo de gratidão ao Pai, que nos fortaleceu para que superando os obstáculos. Mas mesmo com o lado positivo, tivemos também a dificuldade de comunicação, entre nós, parece que tudo ficou um pouco líquido e muitas vezes a informação não chegava. O que mostra que fomos criados para o encontro, para a partilha, e escuta olhos nos olhos. Desejo a todos a vivência da fé, em obras e serviço. Que possam ser um servidor de Deus nos irmãos e servidor da igreja”, declarou Lourdes.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Iniciação à Vida Cristã na Paróquia, diácono Carlos Eduardo, eles serão crismados no próximo domingo (01/05), às 10h30, na Igreja Matriz Santo Antônio. “Os crismandos participaram durante todo o dia de um retiro espiritual onde puderam sentir de forma mais íntima a presença do Espírito Santo. A vida do cristão é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Os jovens entenderam que os dons são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do Espírito Santo. Viver este momento com os jovens é renovar a fé e as forças para continuar a missão a qual nos somo chamados pelo ressuscitado”, afirmou o diácono Carlos.