Cristo Redentor: de braços abertos abençoa a cidade de Itaperuna
Nas comemorações dos 90 anos do monumento na cidade do Rio de Janeiro, uma cerimônia cívico religiosa reconheceu o monumento e a Geminação do Cristo Redentor do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor de Itaperuna (RJ). No domingo (05/12) o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz celebrou missa com presença de sacerdotes e autoridades.
Ricardo Gomes – Jornalista
Fotos: Sebastião Alves e Elisângela Cavalheiro e Marcelo Nunes
No próximo domingo, 5 de dezembro, às 11h, uma celebração no Cristo Redentor de Itaperuna, Rio de Janeiro selou a Geminação do Cristo Redentor do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor de Itaperuna. O Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz presidiu a Missa foi concelebrada pelo Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, e pelo pároco da Matriz São José do Avahy, em Itaperuna, Padre Luiz Carlos Amorim e sacerdotes da cidade. No fim fizeram pronunciamentos o Prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Vice prefeito Emanuel Medeiros, Vice presidente da Alerj, Jair Bitencourt, o Major PM, Adelmo Boechat, que foi servente de pedreiro na construção, Antônio Moreira Filho, filho do Construtor Secretário Municipal de Turismo, Marcelo Nascimento e da filha Cláudio Cerqueira Bastos, Claudete Machado Cerqueira, que resgatou a graça alcançada pelo pai que construiu o monumento.
Num discurso emocionada recordou as histórias familiares de fé no Cristo e a construção do monumento que representa a fé do povo da cidade. Um monumento que une moradores e visitantes que passam pela cidade e contemplam o Cristo de braços abertos no Morro do Castelo abençoando e cuidando de todos.
– Fico imaginando a felicidade que meu pai sentiria aqui hoje ao ver que aquele Cristo Redentor que acalmava suas angústias, minimizava a sua dor, em muitos monumentos dentro de um quarto de hospital, junto com minha mãe, fitando-o por horas a fio, numa busca de esperança, num pedido incessante em forma de oração, torna-se hoje o nosso Cristo-irmão! Então, aos pés do Cristo Redentor de Itaperuna podemos contar uma história vitoriosa de amor e de fé, de um homem que voltou pra sua cidade com o filho totalmente curado. – revelou emocionada.
Mas a grande emoção foi a presença de personagens que viveram a emoção desde o inicio da construção da estátua. E para prestigiar o momento da geminação que selou a irmandade do monumento do Rio de Janeiro com o de Itaperuna. Do alto do Corcovado e do alto do Morro do Castelo o Cristo abraça a todos. Num gesto de acolhida e proteção encanta a todos que passam pela cidade de Itaperuna.
– É sempre uma grande emoção quando voltamos nosso olhar para o céu de Itaperuna e sentimos que o Cristo nos guarda, protege e cuida de nós e a todos que moram e passam por ali. Seu olhar confortador nos dá a segurança. Me deixou muito feliz essa geminação do Cristo do Rio de Janeiro com o de Itaperuna. – destaca Maria da Graça Bairral Neves.
O Cristo Redentor de Itaperuna fica na parte alta do Centro da Cidade de Itaperuna. Nesse dia histórico também houve o lançamento do memorial do Cristo Redentor da cidade, que ficará localizado na base do monumento.
No dia 31 de agosto deste ano, o monumento do Noroeste Fluminense passou a ser o primeiro do Brasil a ser reconhecido oficialmente como monumento irmão pelo Cristo Redentor do Corcovado, num ato de Geminação assinado pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, representada pelo Santuário Cristo Redentor, e pela Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Turismo, no qual os monumentos passaram a se conectar com parcerias em diversas áreas, como Turismo, Cultura, Desenvolvimento Sustentável, Social e Religiosa.
– É um momento de gloria e de gratidão o nosso Cristo Redentor passar a ser irmão do Cristo do Rio que é uma das sete maravilhas do mundo. Demos um passo muito grande para o turismo e para a religiosidade e de todas as pessoas que visitarão o nosso monumento e divulgar a cidade para o mundo. – comenta o Prefeito.
Marco de fé e de canal de bênçãos ao povo itaperunense
– O Cristo Redentor de Itaperuna é o segundo em tamanho depois do monumento carioca no Corcovado e vai dar uma ligação e um vínculo espiritual, mas iniciar atividades de turismo religioso, romarias, peregrinações que vão unir a capital do Estado a Itaperuna, gerando um circuito filial que vai trazer muitas graças a cidade, dentro de uma perspectiva de unidade e integração que o Estado precisa para desenvolver espiritualmente, mas economicamente, culturalmente e socialmente e pensando nas camadas mais pobres a quem Jesus olha com especial carinho. – Dom Roberto Francisco – Bispo Diocesano de Campos
Desde a inauguração no dia 20 de janeiro de 1966, a estátua, com 20 metros de altura, foi idealizada e construído pelo prefeito – já falecido – Cláudio Cerqueira Bastos e projetada pelo escultor capixaba Francisco Moreira se tornou num dos pontos turísticos e local de muitas bençãos. Do alto e de braços abertos acolhe a todos que passam pela cidade. O monumento é patrimônio histórico, turístico e cultural e atrai milhares de pessoas semanalmente.
– Olhava aquela imagem. O Cristo e um pensamento me vinha a cabeça: ele sempre nos protege e nos guarda, mas vê tudo que fazemos. É um sinal da nossa fé e nos faz meditar de como esta cidade é abençoada pelo Cristo. E reforça a nossa fé. – relata Sinea Monteiro Barcelos.
Cristo Redentor: sinal da fé e da brasilidade
“Quando olhamos para o monumento do Cristo Redentor, logo vemos seus braços abertos, acolhedores e generosos. Mas entre os braços, aos olhares mais atentos, sobressai a imagem de seu coração.” Padre Omar- Reitor do Santuário do Cristo Redentor.
A representação do Cristo Redentor tanto na cidade do Rio de Janeiro com os 90 anos e de Itaperuna que este ano está sendo reconhecido como irmãos representa a fé e a brasilidade. E revela a presença amorosa do Sagrado Coração de Jesus. Fé e espiritualidade que atrai os olhares a contemplarem essa face amorosa de Deus.
Pe. Omar ressalta a importância desse olhar para o monumento e perceber que a força simbólica dos braços abertos do Redentor revela a permanente acolhida, um gesto eloquente e numa reflexão mais atenta o sentido do coração centralizando, articulando e num gesto acolhedor.
– Momento histórico para nós. Essa é primeira vez que fazemos uma geminação do Cristo Redentor no Brasil, de forma que esse fato não será apenas uma ação pontual. A geminação prevê uma recorrência de atividades no fluxo de trocas e experiencias para fomentar mais e mais o desenvolvimento turístico da cidade. Tenho certeza que Itaperuna e o Rio de Janeiro estão hoje profundamente interligados a partir do Cristo Redentor do Universo que nos integra e nos faz sorrir, nos faz perceber a beleza da cidade. A gente traz essa linda colina para poder ter realmente uma experiencia num olhar para o futuro e para o horizonte e de muitas oportunidades que serão bem aproveitadas. – reflete Pe. Omar.
“Do coração que simboliza o palpitar da vida, brota o grande gesto de amor que Deus entrega á humanidade em seu Filho, Nosso Senhor. Se nos lançarmos nos braços que o Cristo Redentor, misericordiosamente nos abre, seremos levados para junto de seu Coração.” Cardeal Orani João Tempesta. O Cist – Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro.
Expressão de fé
– É uma simbologia muito grande! A gente está coroando essa ação com o Cristo Redentor do Corcovado. Um monumento gigantesco do Brasil e do mundo em todos os níveis, uma das sete maravilhas do mundo moderno que veio abraçar o Cristo de Itaperuna. Toda a população de Itaperuna e os turistas recebem este enorme presente que não tem explicação e é importantíssimo e muito emocionante para todos nós. A partir de agora iremos trabalhar muito em conjunto trazendo muitos frutos positivos para Itaperuna e para o Cristo do Corcovado e para todo o Estado do Rio de Janeiro. – ressalta Marcelo Nascimento – Secretário de Turismo de Itaperuna.
Emoção e alegria se misturaram na mensagem de Claudete Machado Cerqueira, que teve uma graça alcançada pelo pai na cura do filho na cidade do Rio de Janeiro. E foi o pai Claudio Cerqueira Bastos o grande idealizador e responsável pela construção do monumento na cidade de Itaperuna, bem como obras de modernidade deixando a sua marca em todo o município.
– Meu pai desejou intensamente compartilhar com todos seus irmãos itaperunenses a graça de ser um filho amado e abençoado por Deus que lhe permitiu construir esse monumento que se tornou cartão postal da nossa cidade! Cláudio Cerqueira Bastos nos deixa um exemplo de que sonhos podem se tornar realidade e que milagres acontecem todos os dias em nossas vidas e ao nosso redor se tivermos olhos para ver, coragem pra enfrentar desafios e um coração pleno para sentir e amar! Que os Cristos-irmãos, símbolo de paz e união abençoem a todas autoridades na construção de políticas públicas que busquem justiça social e promovam uma sociedade mais irmã e que continuem abençoando nossas vidas e nossas cidades! – destaca Claudete Machado Cerqueira – Filha do Prefeito Cláudio Cerqueira Bastos.