Dados de famílias brasileiras são fonte de pesquisa sobre “Família e Pobreza”

Dados de famílias brasileiras divulgados por órgãos governamentais e estudos sobre temas familiares foram fonte de pesquisa para um relatório que será divulgado na próxima terça-feira, 23 de junho, em evento virtual promovido pelo projeto Family International Monitor (Observatório Internacional da Família). A pesquisa foi coordenada no Brasil pelo ex-assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rafael Fornasier.

No evento, será apresentada a primeira parte do relatório de pesquisa “Família e Pobreza”, uma pesquisa realizada internacionalmente desde 21 de março do ano passado. De acordo com o Observatório Internacional da Família, as informações coletadas nesta primeira fase da pesquisa dizem respeito ao aspecto relacional da pobreza e suas implicações na realidade familiar. “A pobreza é um conceito multidimensional que não pode ser esgotado em um único aspecto, mas deve ser considerado em sua estrutura geral. Nesta realidade composta, a dimensão relacional é crucial para entender como uma família frágil pode reagir às complexidades do mundo de hoje”, afirmam os organizadores.

O objetivo geral da pesquisa é mapear a situação atual das famílias no mundo com ênfase sobre o tema da pobreza, tentando ressaltar as fragilidades e também as forças da família no enfrentamento desta. Padre Fornasier explica ainda que a pesquisa se desdobra em duas etapas: a primeira aborda “Família e pobreza relacional”, realizada entre o ano passado e este ano, e, na sequência, “Família e pobreza econômica” iniciada neste ano e concluída em 2021. “Ao final de cada etapa, um relatório internacional será publicado, para além dos relatórios produzidos pelas representações de várias partes do mundo”, conta.

Fonte: Portal CNBB

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *