Diocese de Campos divulga datas das posses do novo Chanceler e de quatro paróquias
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
A Diocese de Campos já definiu as datas das posses nas paróquias que passarão por transferências. De acordo com o Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a mudança foi definida em reunião do Conselho Presbiteral, que aconteceu na última quarta-feira (16/03), mas só acontecerão no Tempo Pascal. Entretanto, no Governo Diocesano a mudança do Chanceler da Cúria vai ser realizada em cerimônia agendada para o dia 01 de abril, às 16h, na sede da Mitra Diocesana de Campos. O encontro, que será presidido por Dom Roberto, vai contar com a presença do vigário-geral da Diocese, Monsenhor Leandro Diniz, além do atual chanceler Pe. Crimário Verdam e do chanceler nomeado Pe. Antônio Marcello.
Quatro Paróquias já confirmaram as datas das posses. Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Itaperuna, o Pe. Crimário Verdam assume como pároco no dia 29 de abril, durante a Santa Missa às 19h. No dia 03 de maio, o Pe. Gustavo Ribeiro toma posse durante Missa, celebrada às 19h, na Paróquia São Sebastião, na baixada campista. Já no dia 06 de maio, às 19h, o Pe. Fabiano Ferreira assume a Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes. E no dia 07 de maio, durante o novenário de Nossa Senhora de Fátima, o Pe Antônio Marcello assume como pároco a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS, durante a Santa Missa, às 19h. “As transferências significam mudar de lugar. De uma paróquia para outra. Deve ser visto com perfeita naturalidade, porque beneficia não só os padres que são transferidos, mas toda a paróquia. Os sacerdotes cuidam de todas as comunidades com o bispo. É importante esta mudança, que nos faz conhecer novas comunidades e servir onde a Igreja necessita. Nós quando fomos ordenados prometemos obediência ao bispo e aos sucessores, dizemos ‘sim eu prometo’. Que bonito essa generosidade do coração e por isso, estamos sempre à disposição do bispo, porque vê as necessidades e devemos atender a essa necessidade. O povo de Deus precisa desse acompanhamento e monitoramento amoroso, do cuidado, não só do bispo, mas de todos os padres, que são corresponsáveis da missão”, declarou Dom Roberto.
Dom Roberto também destacou a importância do chanceler para o governo diocesano, pois é a pessoa responsável por não apenas arquivar, mas por registrar todos os momentos da Diocese. “O Pe. Crimário, a quem nós agradecemos muitos, deixa uma chancelaria muito bem organizada, com documentos e arquivos impecáveis. A chancelaria da fé, dos atos, decretos. O chanceler por outro lado arquiva, é uma memória viva do que acontece na chamada Cúria, que é a sede do governo diocesano. Então, recebemos o Pe. Antônio Marcello como chanceler, com a certeza de que será um grande servidor. Vamos rezar para que todas as comunidades saibam acolher os novos párocos e administradores paroquiais. Que possamos continuar nessa caminhada de uma Igreja Sinodal, em saída. A transferência também é viver a sinodalidade, a serviço da evangelização e da missão”, finalizou o bispo Dom Roberto.
Quando haverá a troca de pároco em Itaperuna na paróquia nossa senhora das Graças? Já passou muito do tempo de acontecer