Diocese de Campos divulga orientação para o retorno da Catequese no modelo híbrido

Os encontros poderão seguir a modalidade híbrida, alternando entre o presencial e o remoto, de acordo com a realidade de cada comunidade e seguindo as orientações de cada município e como o pároco julgar conveniente.

A Diocese de Campos divulgou, nesta quinta-feira (04/03), um documento contendo orientações para as paróquias, quase-paróquias, reitorias, coordenadores paroquiais da catequese, catequistas, catequizandos e seus familiares, sobre o retorno das atividades da catequese nas paróquias pelo modelo híbrido, alternando presencial e o remoto, mas de acordo com a realidade de cada comunidade seguindo as orientações de cada município e como o pároco julgar conveniente.

Atualmente a Diocese de Campos é composta de 17 municípios, divididos em dois Vicariatos, os da região norte e a noroeste fluminense, onde cada chefe do executivo tem sua autonomia na orientação e na promulgação dos protocolos para os seus munícipes.

De acordo com os assessores eclesiásticos Pe. Fabiano Goulart e o Pe. José Carlos Fernandes, caberá aos párocos e aos coordenadores paroquiais encontrar a forma mais adequada para orientar e acompanhar seus catequistas, catequizandos e suas famílias. “No caso de encontros presenciais, a comunidade deve garantir grupos pequenos com o distanciamento previsto, com encontros não mais de 1h de duração, com o uso de máscara e álcool 70%. Ao longo da pandemia, a modalidade remota da catequese seja on-line, para quem tem acesso à internet, ou usando livros, apostilas ou folhas avulsas, sob a orientação do catequista. Também pode-se utilizar o telefone e o WhatsApp. Ademais, a criatividade e a realidade de cada comunidade deverão nortear os catequistas, já que em nossa Diocese temos comunidades urbanas e rurais; gente com acesso à tecnologia e pessoas ainda excluídas digitalmente”, informou a nota divulgada.

A Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã vai promover, em parceria com a Livraria Paulinas de Niterói, encontros de formação para todos os catequistas da Diocese de Campos, em todas as etapas da Pastoral. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19, os encontros acontecerão de forma online nos dias 08, 15 e 22 de março, na plataforma Webinarjam, desenvolvido pela Paulinas, sempre entre 19h45min até 21h30 min. De acordo com o assessor eclesiástico da Comissão Diocesana do Vicariato Norte, Pe. Fabiano Goulart, a formação virtual será promovida pelos dois Vicariatos da Diocese, uma unidade para o bem da Igreja Particular de Campos. Ainda, segundo a Comissão Diocesana, o tema da formação é “A catequese na missão evangelizadora da Igreja”, que vai envolver os catequistas das etapas do Batismo, Eucaristia e Crisma.

Veja o documento completo, clique no link abaixo.

Orientações para a Catequese diocesana 2021