Diocese de Campos promove entre os dias 16 a 18 de outubro Curso de Atualização do Clero

O encontro irá abordar a terceira edição típica do Missal Romano aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.

A Diocese de Campos promove a partir desta segunda-feira (16/10), até o dia 18 de outubro, o Curso de Atualização do Clero. O encontro será sediado na Paróquia Santo Antônio, no distrito de Raposo, no município de Itaperuna, na região noroeste fluminense. De acordo com a organização, sacerdotes e diáconos estarão reunidos com o Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco, para este momento de atualização, onde o tema principal será a implementação da terceira edição do Missal Romano. O curso terá início com a Santa Missa, presidida por Dom Roberto, às 18h, na Igreja Matriz Santo Antônio, que será aberta à comunidade.

O encontro terá como assessor palestrante o Doutor em Sacra Liturgia pelo Reitor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, o Pe. Fábio de Souza Balbino, que pertence à Arquidiocese do Rio. Para o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco é importante entender o contexto sacramental desta terceira edição. “O processo de consolidação da reforma litúrgica do Vaticano II. Não é só um novo texto, uma tradução mais evoluída, não só no latim, mas tendo em conta o que está acontecendo agora. Em outros países já foi há muito tempo, mas está acontecendo o que se chama a preparação dos 60 anos do Concílio Vaticano II, em 2025. Então, para preparar esse festejo, o Papa preparou um conteúdo para refletir os documentos do Concílio Vaticano II. E 2024 será o ano da oração. Então, essa terceira edição está justamente dentro da conjuntura imediata à preparação dos 60 anos do Concílio. Então, nos serve também para revisar essa caminhada, para mostrar o quanto o missal representa a codificação da reforma litúrgica”, declarou Dom Roberto.

Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja. A tradução brasileira desta terceira edição do Missal Romano levou 19 anos de trabalho. A jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).