Diocese de Campos sedia encontro para formadores de Seminários e Institutos

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) tem como missão estimular, acompanhar e orientar as várias iniciativas em prol das vocações e dos ministérios. O Setor se integra com as Dimensões e Organismos da CNBB para implementar a ação evangelizadora e a formação na Igreja do Brasil, além de se relacionar com Organismos afins do CELAM e de toda a Igreja.

Teve início nesta segunda-feira (25/09), e prossegue até quarta-feira (27/09), o encontro de formação para formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Leste 1 da CNBB. O encontro teve início com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, além de concelebrada por outros bispos presentes, além dos diretores de formação do Seminário Dioceano Maria Imaculada e de outras dioceses. O encontro é realizado no Espaço de Festas Barroco, no município de São Fidélis. De acordo com o Reitor do Seminário de Campos, Pe. Alexandre Mothé, o encontro acontece periodicamente com o foco na formação dos formadores do Seminário. “Neste segundo semestre a Diocese sedia o encontro, que conta com a participação da Administração Apostólica. Dom Gilson é o assessor eclesiástico da OSIB, está presente durante os três dias do encontro. Dom Roberto e Dom Fernando vieram para esse primeiro dia. Dom Roberto vai estar com a gente mais um momento que é o da convivência. Um período de confraternização entre os formadores”, declarou o Pe. Alexandre.

As palestras estão sendo ministradas pelo Pe. Matias Jacobus Ham, da Diocese de Ponta Grossa. O sacerdote, que tem origem holandesa, é Mestre em Psicologia Clínica da Religião e Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atua diretamente na formação presbiteral com formadores e candidatos ao presbiterato. Cada diocese enviou um grupo de representantes para o encontro. Da Diocese de Campos participam o reitor Pe. Alexandre Mothé, o vice-reitor Pe. Raphael Ferreira, além dos diretores espirituais Pe. Rodrigo Henrique, Pe. Fábio de Melo e o Pe. Francis Junio.