Diocese de Campos vai promover Fórum que vai abordar CDC com universitários
O encontro acontecerá no Teatro Municipal Trianon. Dentre os temas que serão abordados estão: ‘A Igreja no contexto Constitucional Brasileiro’, ‘O acordo Brasil – Santa Sé’, também vai abordar o ‘Comparativo entre o Direito Civil e o Direito Canônico’, e ‘O processo de nulidade de Matrimônio’.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
A Diocese de Campos vai promover no próximo dia 06 de abril o I Fórum sobre a Família à Luz do Direito Civil e Canônico. O encontro, promovido pela Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, vai debater assuntos relacionados a processo de nulidade de matrimônio, além de outros temas. O encontro, que acontecerá no Teatro Municipal Trianon, vai contar também com a presença do Pe. Silvio Coquito, que é defensor do vínculo, além do vigário judicial adjunto do Tribunal Diocesano Pe. Cláudio Ferreira. Dentre os temas que serão abordados estão: ‘A Igreja no contexto Constitucional Brasileiro’, ‘O acordo Brasil – Santa Sé’, também vai abordar o ‘Comparativo entre o Direito Civil e o Direito Canônico’, e ‘O processo de nulidade de Matrimônio’. O evento é voltado para leigos e leigas das paróquias, além de universitários de direito e da sociedade civil organizada.
“Neste fórum vamos receber a Dra Cláudia Maurício, que é uma advogada muito atuante no campo do direito civil e da família. Ela é da cidade de Niterói. Além de estudantes de direito para que conheçam um pouco mais do Código de Direito Canônico”, mencionou o Bispo Diocesano Dom Roberto. Para participar o interessado deve fazer uma inscrição online até dia 01 de abril de 2025.
A Igreja não “anula” nenhum matrimônio, nem mesmo o papa pode anular. O papa alterou o processo de nulidade do casamento católico, tornando-o “mais simples” e “mais rápido”, sem “violar os inquebráveis vínculos do matrimónio”. As reformas dão mais poder aos bispos e tornam o processo menos dispendioso.