Diocese promove curso de formação para a Cultura Digital e Igreja

“A mensagem central é não basta utilizar a mídia, mas ser e utilizar a mídia como cristãos. Com uma proposta de verdade, princípios e valores. Não podemos entrar na lógica do ódio, pressão e tensão. Queremos criar comunidades digitais da cultura do encontro e que sejam pontes”, afirmou Dom Roberto.

Na busca da formação para os agentes de pastoral, com ênfase na Pastoral da Comunicação, a Diocese de Campos promoveu, na noite desta quarta-feira (19/10), um encontro de formação para os comunicadores das paróquias que compõem o território do Vicariato Norte. A palestra “Cultura Digital e Igreja”, ministrado pela Irmã Joana Puntel, foi realizada no Centro Diocesano de Pastoral, no Parque Leopoldina, em Campos. O encontro fez parte da programação que a Coordenação de Pastoral Diocesana elaborou para este mês de outubro, que teve início com a formação do curso de atualização do clero, nos dias 18 e 19 de outubro, tendo sido estendida para os fiéis leigos que integram as Pastorais de Comunicação das Paróquias.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, a formação com a Irmã Joana Puntel, foi oportuna, urgente e esclarecedora, pois a Igreja ainda está sendo vítima em alguns momentos da cultura midiática que às vezes a ataca. “Precisamos estar atentos as fakenews, mensagens de ódio. Mostra a necessidade de tomar pé, que não podemos ser uma ditadura digital e precisamos estar atentos as ventos do digital para bem utilizar para a evangelização”, declarou Dom Roberto.

Os jovens do Seminário Diocesano Maria Imaculada, também participaram do encontro, no último dia. A apresentação da Irmã Maria ficou por conta do vice-reitor Pe. Raphael Ferreira. Segundo o Reitor Pe. Alexandre Mothé, a formação foi um momento de aprendizado, reflexo de uma vida de espiritualidade da Irmã Joana. “Nestes dias estou tendo o imenso prazer de rever a querida Irmã Joana Puntel e também de desfrutar um pouco mais da sua sabedoria e espiritualidade tão profundas no curso de atualização para o clero. Que Deus abençoe a sua missão tão bonita e fecunda na igreja”, afirmou Pe. Alexandre.

Formação do Clero nos dias 18 e 19 de outubro.

A Ir. Joana pertence à Congregação das Irmãs Paulinas. É jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, doutora em Comunicação Social pela Simon Fraser University (Canadá) e pós-doutora pela London School of Economics and Political Science (Inglaterra).

Durante a palestra foram abordados os documentos da Igreja sobre a comunicação, além do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB). “O digital ofereceu as possibilidades para que as pessoas não ficassem isoladas o dia inteiro. Fui muito importante em termos de Igreja, que sempre valorizou o digital, mas nos últimos tempos viu ainda mais a importância com a pandemia, quando as pessoas não poderiam ir a Igreja. Claro, tudo isso agora se volta para o estar presente presencialmente. O digital impulsionou a Igreja em estar presente, agora precisamos educar para o digital, não dependente, mas que promova o encontro”, disse Irmã Maria.

Formação dos Seminaristas e agentes da Pastoral da Comunicação.