Diocese vai promover Cenáculo de Pentecostes no Eucarístico

Com informações da Canção Nova

A Diocese de Campos vai promover no dia 19 de maio o Cenáculo de Pentecostes, no Colégio Eucarístico, em Campos. O evento, que celebra a Solenidade de Pentecostes, pretende reunir representantes de pastorais, grupos de oração e demais movimentos das paróquias de toda a Diocese. De acordo com os organizadores, uma grande estrutura será preparada para acolher os visitantes. O encontro vai contar com momentos de louvor, adoração, pregação e a Santa Missa. Para participar não há taxa de inscrição, mas quem desejar almoçar no local do evento, poderá garantir o almoço por um valor de R$ 18, ou no local do encontro.

No período bizantino, foram construídos não só no Monte Sião, mas em diversos lugares da Terra Santa, santuários que delimitavam os lugares santos. Ali foi edificada uma grande Igreja chamada Santa Sião. O lugar passou por destruições e reconstruções. No período medieval, os franciscanos chegaram e estabeleceram o primeiro convento da Terra Santa. Foram expulsos no século XVI pelos turcos e retornaram em 1920.

Hoje, o Cenáculo pertence ao estado de Israel, continua sendo uma grande sala em um nível superior e a Igreja Católica pode realizar celebrações apenas em dois momentos do ano: na Quinta-feira Santa, quando realiza-se o rito de Lava-pés, e no dia de Pentecostes, com a oração das vésperas.