Dom Roberto Francisco na Comissão do Laicato da CNBB

Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, nomeado para Comissão Nacional para o Laicato, na CNBB. Comissão é presidida pelo Bispo de Araguaina (TO), Dom Giovane Pereira de Melo

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, passa s integrar a Comissão Episcopal para o Laicato, na CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dom Roberto destaca a missão do leigo no protagonismo da evangelização na igreja e na sociedade vivenciando a sinodalidade. Bispo de Campos integra ainda a Pastoral Política no Regional Leste 1. Dom Roberto acena para uma comunhão entre pastores e fiéis com a corresponsabilidade na evangelização, mas no cuidado com a igreja, que se descobre ministerial.

– O Concílio Vaticano II teve como conquista, descoberta já que nas primeiras comunidades não havia essa diferença entre clérigos e leigos, mas havia pastores e fiéis e um só povo de Deus. Depois com Edito de Milão surgiram esses termos, mas para nós o laicato é o batizado. Mas aquele que toma conhecimento que é sujeito na igreja, que tem voz, tem direitos, não para contrapor, mas para viver os três princípios que são, liberdade, autonomia e comunhão. O Laicato é a maioria dos batizados e relegados a um papel se segunda importância é contra o Evangelho. – relata Dom Roberto.

Na Igreja o poder é espiritual, de serviço para edificar e construir O Reino e não para construir uma sociedade perfeita, que seja uma sociedade anônima, então o laicato tomando consciência do potencial de seu batismo, sua missão e vocação está respondendo a missão de Cristo e se torna um sujeito fundamental para edificar uma igreja verdadeiramente sinodal e que quer caminhar junto. Não se trata de reinvindicações que possam ser sociológicas, mas de viver uma realidade profundamente evangélica. Todos somos irmãos e o leigo vivendo a sua vocação ajuda aos ministros ordenados a descobrirem a sua vocação de estar a serviço dos leigos e colocar-se a serviço do Povo de Deus. Louvado seja Deus pelos leigos que temos e cada dia nos aproximemos mais do Reino e isso certamente requisita leigos que sejam sal da terra e luz do mundo e fermento transformador da História.”Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos e Membro da Comissão Episcopal do Laicato na CNBB.