Dom Roberto Francisco Preside Missa de Cinzas 2024 na Catedral

Missa com imposição das cinzas abre o Tempo da Quaresma na Diocese de Campos. Missa presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

Texto e Fotos: Antônio Filho –  Comunicação Diocese de Campos

Marcando a abertura do período da Quaresma, a Santa Missa de Cinzas foi celebrada nesta quarta-feira (14), na Catedral do Santíssimo Salvador, pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Fiéis de diversas faixas etárias participaram da celebração, marcada pelo lançamento Campanha da Fraternidade 2024, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O rito da imposição das cinzas – sinal de penitência e conversão, principal tônica da Quaresma – originárias dos ramos que foram abençoados durante o Domingo de Ramos do ano anterior, nas testas dos fiéis, em forma de cruz, foi o ponto principal da celebração.

A Santa Missa foi concelebrada pelo vigário geral da Diocese e pároco da Catedral, Monsenhor Leandro de Moraes Diniz; pelo vigário paroquial da Catedral, Pe. Tayson Freitas; pelo reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé e pelo vice-reitor do Seminário, Pe. Raphael Ferreira.

– Vivemos, nesta Quarta-feira de Cinzas, a liturgia do início da Quaresma. Neste período de reflexão, nos deparamos com a mensagem da Campanha da Fraternidade, que surge com a mensagem da importância da educação para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor – enfatizou Dom Roberto Francisco.