Dom Roberto preside Missa dos Santos Óleos na Paróquia Santa Teresinha

Fotos: Seminário Diocesano Maria Imaculada

A Paróquia Santa Teresinha, no bairro da Pecuária, em Campos, foi a sede da celebração da Missa dos Santos Óleos, que marca a bênção do óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, contou com a participação do governo diocesano e de padres diocesano. A celebração Eucarística com a Igreja com as portas fechadas e numero reduzido de sacerdotes que receberam os Santos óleos que serão usados nas paróquias e comunidades religiosas na administração dos Sacramentos durante o ano.

A celebração tradicionalmente é celebrada no Tríduo Pascal e composta de duas partes: A renovação das promessas sacerdotais em comunhão com o Bispo Diocesano e a segunda parte a Bênção e a Distribuição as paróquias. Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja. Durante a celebração Dom Roberto relembrou a fecundidade do ministério de Monsenhor Paulo Pedro, que faleceu na última segunda-feira (29/03). “Esta celebração acontece em um lugar diferente, não com a presença dos representantes das paróquias que dão um colorido a assembleia. O Papa Francisco diz muito bem, que o sacerdote embora retirado do povo, nunca deve esquecer suas raízes. Por que ele sempre deve estar no meio do povo e a sua alegria é servir o povo. Ele não pode se tornar um gerente do sagrado, um mero assistente social, pois perdeu a identidade com o povo. Nós somos pais e irmãos do povo, somos aqueles que educam a consciência ética, cristã e profética”, enfatizou Dom Roberto.