Festa tradicional do Município de Campos terá programação adaptada a Pandemia

Tradição de quase três séculos, a Festa de Santo Amaro no Município de Campos dos Goytacazes (RJ) terá a programação adaptada a Pandemia, mas preservada a tradição de quase três séculos. Ainda não foi estabelecida regras para a realização. E em dezembro iniciam as visitas a Igreja localizada no Distrito Campista.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Fotos: Dib’s Hauaji e equipe

Fé, tradição e cultura se encontram e dialogam numa das tradições religiosas do Município de Campos dos Goytacazes (RJ). A festa de Santo Amaro e que atrai devotos de todo o Brasil no dia 15 de janeiro e no próximo ano terá a programação adaptada ao tempo de Pandemia. Em tempo em que aumentaram os casos do Covid 19 em toda a região a festa de quase três séculos terá sua programação realizada com todos os protocolos sanitários para evitar a contaminação dos milhares de devotos que iniciam a peregrinação logo após o Natal.

A festa tradicional reúne milhares de devotos desde as primeiras horas da madrugada e durante todo o dia terá uma programação restrita a parte religiosa e as demais atividades serão planejadas para evitar aglomerações. A igreja será preparada para que as celebrações das Santas Missas sejam realizadas em ambiente seguro aos fieis.

Recordações

A fé une gerações que comparece a Igreja Santuário. Edith de Souza Machado, 88 anos, tem boas recordações de seu tempo de juventude. As ladainhas cantadas em latim, a preparação para a festa e lembra do esposo que colocava as bandeiras nas casas e na praça. As filhas criadas na fé católica. Um tempo de muitas recordações. Maria da Conceição Ramos, 993 anos tem uma história de fé com a festa e recorda desde a chegada a comunidade, ainda jovem. Hoje conta aas histórias de devoção ao santo.

Tradição e vida

Fernando Teles da Comissão Organizadora da Cavalhada já esta preocupado com a realização do folguedo que faz parte da tradição e representa o abraço e dialogo entre fé e cultura. Com a Pandemia pode ser que a apresentação não aconteça na arena da praça.