Fiéis da localidade de Bom Jardim festejaram padroeira Santa Luzia
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Fotos: Pascom Paróquia São Francisco
Nesta sexta-feira (13/12), os moradores da localidade de Bom Jardim, na zona rural de São Francisco de Itabapoana, festejaram a padroeira Santa Luzia, conhecida como a tradição da Igreja como a protetora dos olhos. No dia da festa, a Santa Missa foi presidida pelo pároco Pe. Luciano Gomes, cinco adolescentes da etapa da Catequese da Iniciação à Vida Cristã receberam a primeira comunhão. “Sigamos o exemplo de fé desta grande mártir. Peçamos sua intercessão para que tenhamos a capacidade de ver e enxergar, não apenas fisicamente, mas aquele que dá sentido à vida, que é Jesus Cristo”, afirmou Pe. Luciano.
Santa Luzia nasceu em Siracusa, na Itália, no final do século III, numa família nobre e rica. Foi educada cristianamente e fez um voto de virgindade perpétua. Quando ficou órfã de pai, a mãe, Eutíquia, prometeu casá-la com um jovem de boa família, mas não cristão. Luzia adiou o casamento e, quando a mãe ficou gravemente doente, propôs que fossem em romaria ao túmulo de Santa Águeda. Milagrosamente, a mãe foi curada e Luzia voltou para casa com a certeza de que Deus queria que ela vivesse a virgindade.
Luzia foi cortejada por um homem rico, mas não aceitou casar-se com ele. O homem denunciou-a ao imperador, que a perseguiu e a castigou por não se render. Um dos castigos foi ter os olhos arrancados. Foi decapitada no dia 13 de dezembro de 303. Desde os primeiros séculos do cristianismo, Luzia é invocada para curar doenças da visão. É também considerada a padroeira dos oftalmologistas.