Jovens recebem Sacramento do Crisma na Igreja São José do Avahy, em Itaperuna

Os fiéis de Itaperuna participaram, na noite desta segunda-feira (04/11), na Igreja Matriz de São José do Avahy, da Santa Missa em que 76 jovens e adultos foram crismados, durante a celebração presidida pelo bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, que foi concelebrada pelo vigário episcopal e pároco Pe. Luiz Carlos Reis Amorim, além da participação dos diáconos permanentes Francelino, Josilton Tostes e Renato Meringue. Ao todo são 171 crismandos, mas devido a grande quantidade houve a necessidade da divisão em dois grupos que receberão o sacramento. O primeiro grupo foi crismado nesta segunda-feira, já o segundo grupo participará da celebração nesta terça-feira (05/11).

De acordo com o coordenador da equipe da Crisma, que integra a Pastoral da Iniciação Cristã, Pedro Rodrigues, a preparação começou em março deste ano, devido ao volume de pessoas, os encontros foram divididos em três dias da semana, sendo terça, quinta e sábado.

Durante a homilia, Dom Roberto enfatizou a importância do sacramento da Crisma, que impulsiona o crismado para o serviço, mas junto com a Igreja na unidade. Ainda segundo Dom Roberto, no sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida.  “O Espírito Santo confirma a fé para a comunhão, mas não há santidade vivendo sozinho, sem caridade e sem saber viver em união na comunidade”, afirmou Dom Roberto.

O significado da palavra Crisma – Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Ruan Sousa e Ricardo Gomes

Com informações formacao.cancaonova.com