Laicato: peregrinos da esperança, construtores e profetas da sociedade do bem viver e da ternura.

Na solenidade de Cristo Rei, celebramos junto ao empenho e colaboração para testemunhar e fazer acontecer o Reino de Cristo, o Dia Nacional do Laicato. Perspectiva que nos vem da Ação Católica, nesta data festejamos a presença frutuosa e profética das diversas expressões e rostos do laicato, bem como a sua incidência como sal da terra e luz do mundo, na história que tecemos e vivemos junto a todos os homens e mulheres de boa vontade. 

Os leigos como o Corpo Histórico de Jesus prolongam a sua encarnação salvadora, sendo sinais que transparecem o amor eficaz e o compromisso com a justiça do Reino. Mostram em cada ambiente e frente de atuação ao qual pertencem pela sua secularidade renovação e consagração das estruturas, formas de convivialidade e valores, gerando fraternidade e paz social. Mas também como sujeitos eclesiais exercem nas comunidades, ministérios carismas e serviços, vivenciando a sinodalidade e corresponsabilidade com o bem comum eclesial e a sua edificação. Em todos os momentos de expansão missionária e derramamento do Espírito surgiram movimentos, associações e formas de apostolado laical que fizeram avançar a Igreja para águas mais profundas. Mas tudo isto não dispensa o testemunho pessoal, a busca de santidade e a inserção marcante na vida das pessoas, famílias e companheiros de caminhada, fazendo sempre a diferença da partilha e do amor incondicional. 

Quando em épocas passadas se perdiam guerras se dizia faltaram-nos mães, pensando em termos belicistas, hoje diante da crise civilizatória que coloca em cerne a vida no planeta e a paz, podemos dizer com mais sabedoria, precisamos de leigos conscientes e profetas da comunhão e da amizade social, da fraternidade e do altruísmo generoso e compassivo. Que alegria celebrar o cinquentenário do CNLB e contar com tantos leigos que animam e transformam nossas comunidades, caminhando lado a lado com todas as pessoas de boa vontade selando a Aliança pela vida contra a fome e a pobreza, anunciando o Reino e a sua justiça. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 24 de Novembro de 2024.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *