Monsenhor Leandro Diniz institui seis leitores para duas paróquias da Diocese de Campos

O vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, instituiu 5 novos leitores para o Ministério Instituido, nas Paróquias São Vicente de Paula, no bairro Vicente Dias, e na Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes.

Em Guarus, durante a Celebração da Santa Missa, na última quinta-feira (09/09), foram instituídos Alessandro Fagundes (que é Medsc e Ministro de Música), além de Marcos Crispim, que faz parte dos Vicentinos e Sérgio Campos, que é coordenador dos Medsc na Paróquia.

Já no distrito de Goitacazes, na baixada campista, a celebração foi no último sábado (11/09), dentro da programação do Novenário do Padroeiro São Gonçalo. Foram investidos Carlos Alex, presidente da Liga Católica do distrito de Tocos e Medsc; Matheus Licassali e Gabriel que são Medsc’s e integrantes da Pascom.

Um ministro da Palavra instituído é um jovem do sexo masculino ou um homem, que recebeu formação específica em ordem ao exercício do ministério de leitor, e a respectiva instituição das mãos do Bispo próprio. E o que é a instituição no ministério de leitor? É a designação, feita de forma estável e por um período de tempo alargado, segundo o rito litúrgico próprio, descrito no Pontifical da Instituição do Leitor. O documento que enumera com maior clareza e de forma mais completa as funções de um leitor instituído chama-se Ministeria quaedam (=Alguns ministérios), Carta Apostólica publicada pelo Papa Paulo VI em 15 de Agosto de 1972.