Monsenhor Leandro preside Santa Missa em São Joaquim e entrega decreto de área pastoral

Os fiéis da localidade de São Joaquim, no município de Cardoso Moreira, participaram na noite deste domingo (21/07), da Santa Missa, que marcou o 4º dia do novenário ao padroeiro São Joaquim. A celebração foi presidida pelo vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, e concelebrada pelo pároco Pe. Edmo, o vigário Pe. Lucas Cuba e o Pe. Moisés Melo, que é pároco na Paróquia São José, no município de São José de Ubá. O diácono Heberty Costa também participou da Santa Missa. Durante a celebração foi lido o decreto de criação da Área Pastoral São Joaquim. O documento foi entregue ao vigário paroquial Pe. Lucas, que tem ficado à frente do trabalho pastoral na comunidade.

A novena do padroeiro teve início no dia 17 de julho e prossegue até o dia 25/07, com a celebração da Santa Missa. No dia 26 de julho, dia de São Joaquim, a celebração eucarística será às 19h, presidida pelo Pe. Edmo e concelebrada pelo Pe. Lucas.  O tema da festa deste ano é “São Joaquim, modelo de esperança para os dias vindouros”.

A área pastoral é um território onde estão localizadas comunidades de fiéis católicos organizados e atuantes, com potencial para se tornarem paróquias. Para tanto, é preciso amadurecimento pastoral da comunidade e estrutura física para as atividades da paróquia e para acolher um sacerdote. As Áreas Pastorais podem ser entendidas como “embriões” de paróquias. Esse é o processo inicial para a formação de uma nova paróquia. É a partir da criação de Áreas Pastorais que se percebem as características do povo, suas necessidades espirituais e, principalmente, as atitudes que devem ser tomadas para a criação de uma nova paróquia em determinada realidade social.