No cuidado com o pobre revela o olhar amoroso de Deus para a humanidade
Domingo (19/11), no Dia Mundial dos Pobres se abre uma importante página do Evangelho, que revela um Deus que ama os pobres e os recebe com alegria em seu Reino.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Comemorar no próximo domingo (19/11) o Dia Mundial do Pobre é revelar ao mundo que Deus prefere os pobres, a quem destina seu plano de amor. Na Diocese de Campos a data será marcada com ações de cuidado com os mais vulneráveis da sociedade. A Cáritas Diocesana, realiza na sede da Obra do Salvador encontro que inicia com acolhida, oferece serviços e conclui com um almoço fraterno, com as bênçãos do Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco.
“O Papa Francisco para o VII Dia Mundial dos Pobres, nos deixa como lema uma frase de Tobias a seu filho Tobias: “nunca afastes de algum pobre o teu olhar” ( Tb. 4, 7). Vale muito para hoje onde a cultura do descarte e da indiferença coloca nossos irmãos/ãs pobres na invisibilidade e a margem da vida. Mostra-nos a coragem e a coerência de Tobias que mesmo sendo perseguido pela sua solidariedade continua a viver o seu testemunho claro de partilha e compromisso com seus irmãos de infortúnio. Mais adiante lembra os 60 anos da Encíclica Pacem in Terris, a Carta em que a Igreja recebe e aprofunda os direitos humanos, especialmente menciona os direitos da integridade física e a proteção social, moradia, saúde, trabalho, salário justo.” Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos
Um olhar de amor e misericórdia
“O rosto de todo ser humano traz traços do rosto de Deus e, de uma forma toda especial, interpela o rosto do pobre. O rosto do pobre nos instiga a alargar o coração e ir ao encontro com aquilo que nós temos: Cuidar dos pobres, não desviar o olhar dos pobres”. Dom Jaime Splenger – Presidente da CNBB
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, em 2017, na conclusão do Jubileu da Misericórdia e é celebrado no domingo que antecede o Dia de Cristo Rei, que ocorre no último domingo do Ano Litúrgico da Igreja Católica, geralmente em novembro. A data tem como objetivo chamar a atenção para a situação das pessoas em situação de pobreza e marginalização e incentivar a solidariedade e o apoio aos menos favorecidos.
Ele enfatizou a importância de ajudar os pobres e marginalizados e de promover uma cultura de encontro e solidariedade. Nesse dia, muitas paróquias e instituições religiosas ao redor do mundo realizam eventos e ações de caridade para auxiliar os necessitados e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a pobreza e a exclusão social.
– Mais que atividades de visita ou de doação de mantimentos, damos nossa presença, escuta e convivência espontânea que busca estar com eles e participar da sua vida. Não é necessário um grande planejamento ou um roteiro exaustivo para este dia ou semana que antecede, mas sentar com eles para acolher seus anseios, expectativas e sonhos.- aponta Dom Roberto Francisco.