Novos sacerdotes são empossados em três paróquias da Diocese de Campos

“O significado claro de um novo pároco é dar continuidade já a toda essa caminhada tão bonita dos párocos anteriores”, afirma Dom Roberto.

Fotos e vídeos: Pascom Senhor Bom Jesus / Railane Lemos, Rhuan Barreto e Adriano Serra (Pascom Santuário São Fidélis)

Na última semana de 2022 as paróquias de três cidades da Diocese de Campos conheceram os novos sacerdotes que assumiram as funções pastorais na Diocese de Campos. Em Bom Jesus do Itabapoana, noroeste fluminense, Pe. Marco Antônio Soares e o Pe. Alan Nogueira assumiram como pároco e vigário da Paróquia Senhor Bom Jesus. A celebração, que foi presidida pelo vigário-geral da Diocese Monsenhor Leandro Diniz, contou com a presença do vigário Padre Herbert, além de vários sacerdotes da região e também do Pe. Silvano Zanon, da Administração Apostólica. Na cidade de Campos, na região norte, Monsenhor Leandro também presidiu a Santa Missa que deu posse ao Pe. Silvio Coquito no ofício de pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina.

Já na cidade de São Fidélis, o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz presidiu a celebração que deu posse ao novo pároco do Santuário de São Fidélis. Atual vigário episcopal do Vicariato Norte e ecônomo da Diocese, Pe. Gilmar dos Prazeres assumiu o ofício durante a missa na Igreja Matriz.  “O significado claro de um novo pároco é dar continuidade já a toda essa caminhada tão bonita dos párocos anteriores, como a elevação a Santuário dessa Matriz. Mas também duas outras unidades eclesiais como a Reitoria de Nossa Senhora da Penha e a Paróquia de Santo Antônio de Pureza. Isso mostra que a cidade cresce e também a fé. E esta Paróquia deve se tornar cada vez mais uma comunidade de comunidades. Então, atendendo ao documento de Aparecida e toda essa nova evangelização acreditamos que o Pe. Gilmar vai dar conta do recado e tornará a comunidade fiel e jus a São Fidélis”, declarou Dom Roberto.

Pe. Gilmar tem 26 anos de sacerdócio e já passou pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, Paróquia Santa Teresinha e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, por onde permaneceu por 10 meses. “Com grande alegria que tomei posse como pároco de São Fidélis. A expectativa pastoral é como do próprio Cristo. Quando enviava os apóstolos em missão dizia envia a todos os lugares. A expectativa de um pároco é de que a paz e o coração estejam em todos os lugares. A gente pode dizer que o pároco é o que apresenta o pastor aos pastores. Aquele que manifesta a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo levando a paz, amor e perdão”, mencionou Pe. Gilmar.

A igreja matriz que passa a ser santuário diocesano completou 213 anos de construção. A devoção ao santo mártir está impressa na memória coletiva do povo fidelense. O templo possui estilo arquitetônico eclético e conta com traços barrocos, neoclássico e romântico de tal relevância que levaram ao tombamento como patrimônio histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac em 2002.