O caminho da fé, da solidariedade e da paz

                   O caminho da fé, da solidariedade e da paz

       A festa de Santo Amaro a mais importante da baixada campista e patrimônio cultural do Estado Fluminense, faz reavivar e celebrar um significativo e inestimável, legado espiritual, religioso e cultural.

          Em primeiro lugar nos ensina que a fé para o cristão é um caminho, por isso os cristãos da primeira geração eram conhecidos como “os do caminho “, aqueles que seguiam uma pessoa que consideravam o Caminho. Santo Amaro evoca esta experiência pela longa travessia de Monte Casino a Glandfeuil onde tomou posse da Abadia.

       Também por ter caminhado milagrosamente sobre as águas para salvar ao monge Plácido que estava se afogando. Nas duas referências foi a fé e a obediência que promoveram abundantes milagres e sinais portentosos da presença de Deus, curando e salvando. Mas foi igualmente um caminho de solidariedade pois todos os gestos de bondade de Santo Amaro responderam às demandas e necessidades prementes de seus irmãos, já seja restaurando a saúde, recuperando instrumentos de trabalho, ou mesmo socorrendo a pobreza e miséria.

          Este empenho de fé e solidariedade tornou-o um homem mediador de paz e reconciliação. Segundo a tradição de São Bento a paz é um construto resultante e consequência da paz e harmonia com Deus, na filiação amorosa, da paz e convívio fraterno com os irmãos criando laços de comunhão e partilha e finalmente de paz com as coisas vivenciando a justiça e equidade colocando os bens a serviço do bem comum. 

       Por isso esta festa começa com uma caminhada atualizando a travessia e peregrinação de fé de Santo Amaro e termina com uma cavalhada, onde depois de representar o conflito bélico entre mouros e cristãos, ambos na corrida do abraço celebram a paz e a concórdia. Precisamos continuar a trilhar este caminho para fazer acontecer hoje, na planície campista a civilização do amor, da justiça e da misericórdia para construir e edificar uma paz duradoura. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *