Oração e visita aos enfermos: Paróquia da Diocese de Campos inicia percurso de formação dos Mensageiros de Lourdes

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Levar a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes a todas as almas, sobretudo aos enfermos. Esse é objetivo das pessoas que assumem a missão de ser o ‘Mensageiro de Lourdes’, um trabalho de evangelização que tem uma formação totalmente online, chamada de ‘Caminho de Lourdes’. A finalidade dos mensageiros da Virgem de Imaculada de Lourdes é propagar a aparição de Nossa Senhora, que ocorreu na cidade de Lourdes, na França, mas principalmente levar através do apostolado leigo esta mensagem de conforto aos doentes, por meio do encontro com os enfermos, fazendo a oração e fornecendo o sacramental da água benta. Ao mesmo tempo eles conscientizarão os doentes a cerca da importância do sacramento da unção dos enfermos. Idealizador do projeto, o administrador paroquial Pe. Dênison Martins, afirma que a intenção é fazer com que todos sejam propagadores dessa mensagem. “Os mensageiros irão assumir uma missão de propagar a devoção a Nossa Senhora de Lourdes e deste modo levar o conforto aos corações sofridos. Neste sentido a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes quer servir como referência e apoio aos mensageiros no cumprimento de sua missão”, afirma Pe. Dênison Martins.

O ‘Caminho de Lourdes’, teve início na última terça-feira (04/08), para os que se inscreveram na secretaria paroquial. Os participantes recebem um link semanal para acompanhar os encontros formativos. Vários formadores participam desta proposta por meio de vídeos, dentre eles: Dulce Peixoto, Pe. Alexandre Mothé, Pe. Clécio dos Santos, Pe. Dênison Martins, Pe Fabiano Goulart, Pe. Francis Constantino e Pe. Heitor Utrini. “Trata-se um link privativo, que fica à disposição por 7 dias, até ser substituído por outro na semana seguinte. Com este prazo as pessoas são estimuladas a acompanhar os encontros toda a semana. A cada semana um novo formador”, revelou o padre. O ‘Caminho de Lourdes’ está disponível para todos os devotos de Nossa Senhora de Lourdes que se sentirem vocacionados a se tornarem mensageiros, e não somente aos fiéis da comunidade paroquial.

O projeto foi lançado, em 11 de fevereiro deste ano, na Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, antes da pandemia do novo coronavírus. A paróquia realiza, toda primeira quarta-feira do mês, a Celebração de Lourdes, neste dia além do Momento Mariano, às 18h, celebra-se também a Santa Missa Votiva à Nossa Senhora de Lourdes, na intenção da saúde dos seus devotos e pela cura dos enfermos. Na celebração do mês de julho, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, a proposta dos ‘Mensageiros de Lourdes’ recebeu a bênção do seu pastor, para que os mensageiros dessem início a sua formação. Para Dom Roberto, o foco do projeto tem relação com a vida. “Tem muito haver com a solidariedade aos irmãos doentes. Tem muito haver com esse projeto. Se são mensageiros como Maria têm totalmente a minha bênção. Maria é a Mãe da Misericórdia para os doentes, quem melhor que ela para consolar, proteger, promover integrar e pedir a cura ao filho”, declarou Dom Roberto.

Após o percurso formativo os ‘Mensageiros da Virgem Imaculada de Lourdes’ participarão de uma Santa Missa, na qual se consagrarão à Mãe de Deus e nossa, para o bom exercício da missão. A Paróquia Nossa Senhora de Loudes, localizada no Parque Imperial, em Campos, pretende promover anualmente encontros de espiritualidade e formação Mariana, para manter a coesão do apostolado e a constância vocacional dos mensageiros.

História – A história se dá para uma jovem chamada Bernadette Soubirous, no dia 11 de fevereiro de 1858, em uma gruta que se localizava no caminho em direção ao lugar onde Bernadette e mais duas meninas estavam a procura de lenha e a Virgem Maria resolve aparecer e transmitir-lhe uma mensagem. Tanto a Igreja quanto a comunidade local daquela cidadezinha chamada de Lourdes, na França, não tinham a convicção de que a Virgem Maria tinha realmente aparecido. A partir disso, Nossa Senhora pede que Bernadette, hoje Santa Bernadette, faça um desafio de cavar um pequeno poço com a própria mão em um lugar seco e a partir de então surge uma mina, começou a brotar água e aquela água começou a fazer milagres. Peregrinos do mundo inteiro visitam o Santuário de Lourdes, na França, buscando o banho nesta água, tanto tomar banho, que é algo de caráter extraordinário de todas as peregrinações, a gente não conhece um lugar no mundo que realmente tenha esse costume de tomar banho na água benta, que brota da Gruta de Lourdes.

Posts Similares

2 Comentários

  1. Acredito que está será uma grande oportunidade de podermos fazer a diferença e mostrar o grande poder de intersecção de Nossa Senhora de Lourdes sobre os enfermos.
    “ Eu sou a Imaculada Conceição”

  2. Muito interessante e mais necessário ainda pelo momento em que vivemos .
    Qualquer pessoa pode participar?
    Como faço para participar do curso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *