Os futuros cardeais do Marrocos e Guatemala

Com a nomeação de um cardeal do Marrocos, o Papa destaca a pequena Igreja do Norte da África, quase desconhecida à Igreja universal e Dom López Romero afirma: “Vejam, no Norte da África há cristãos que vivem a sua fé e que têm algo a dizer a toda a Igreja universal.  Podemos aprender com esta Igreja minoritária”. E com a nomeação de um cardeal em terra muçulmana Papa Francisco “quer reforçar o diálogo inter-religioso entre o islã e os cristãos”. O arcebispo de Rabat e futuro cardeal Cristóbal López Romero comenta assim a decisão do Papa Francisco de inclui-lo entre os novos cardeais que receberão o barrete vermelho no consistório do próximo dia 5 de outubro.

O salesiano espanhol, 67 anos, nomeado pelo Papa arcebispo da capital do Marrocos em 29 de dezembro de 2017, será o primeiro cardeal do país norte-africano, e recebeu a notícia com muita surpresa, medo e reconhecimento pela “deferência com a qual o Papa Francisco teve não com a minha pessoa, mas com a Igreja do Marrocos, a Igreja da África do Norte e o Reino do Marrocos”.

Ao final do Angelus, o Papa Francisco anunciou para 5 de outubro a realização de um Consistório para a criação de dez novos purpurados. Entre eles está o arcebispo português Dom José Tolentino Medonça, Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja.

“Expressar a vocação missionária da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra”. O Papa Francisco anunciou a realização de um Consistório em 5 de outubro, para a criação de 13 novos cardeais. São eles:

1. Dom Miguel Ángel Ayuso Guixott, mccj – Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (Espanha)
  2. Dom José Tolentino Calaça de Mendonça – Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja (Portugal).
  3. Dom Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo – Arcebispo de Jakarta (Indonésia).
  4. Dom Juan de la Caridad García Rodríguez – Arcebispo de San Cristóbal de la Habana (Cuba).
  5. Dom Fridolin Ambongo Besungu, o.f.m. cap – Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo)
  6. Dom Jean-Claude Höllerich, sj – Arcebispo de Luxemburgo (Luxembrugo).
  7. Dom Álvaro Leonel Ramazzini Imeri – Arcebispo de Huehuetenamgo (Guatemala)
  8. Dom Matteo Zuppi – Arcebispo de Bolonha (Itália).
  9. Dom Cristóbal López Romero, sdb – Arcebispo de Rabat (Marrocos).
  10. R.P. Michael Czerny, sj – Subsecretário da Seção de Migrantes – Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (República Tcheca/Canadá)

Fonte: www.vaticannews.va