Papa Francisco: visita ao Iraque é sinal de esperança
O Papa Francisco em sua visita ao Iraque de 5 a 8 é um sinal de esperança e declara que irá como peregrino penitente de paz para o povo sofrido. E vai revelar a face amorosa e misericordiosa de Deus a um país marcado pelo testemunho de cristãos que mesmo diante da dor e do sofrimento mantêm a fé em Deus.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
“Vou como peregrino, como peregrino penitente para implorar ao Senhor o perdão e a reconciliação depois de anos de guerra e terrorismo, para pedir a Deus a consolação dos corações e a cura das feridas., disse o Pontífice.
Estão previstos 4 discursos, duas homilias, a oração do Angelus e um momento de oração no intenso programa do Papa Francisco por ocasião da sua Visita Apostólica ao Iraque de 5 a 8
Programação
Na sexta-feira, dia 5 o Santo Padre parte de Roma rumo a Bagdá. Ao chegar à capital está prevista a cerimônia de acolhida oficial no Aeroporto da cidade e o encontro com o primeiro-ministro. Em seguida o Papa tem dois encontros oficiais no Palácio Presidencial de Bagdá: um com o Presidente da República e outro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático. No mesmo dia, na parte da tarde, Francisco encontra os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral Sírio-Católica de “Nossa Senhora da Salvação”.
No sábado, dia 6 de março na parte da manhã o Papa parte de avião para Najaf onde encontra o Grão-Aiatolá Sayyd Ali Al-Husaymi Al-Sistani. Em seguida segue sua viagem de avião para Nassiriya onde participa na Planície de Ur de um encontro Inter-religioso, está previsto um discurso do Santo Padre. Logo depois retorna de avião para Bagdá.
Na tarde de sábado o Papa celebra a Santa Missa na Catedral caldeia de “São José” em Bagdá.
A programa para domingo, dia 7 de março inicia com uma viagem a Erbil de avião. Na região autônoma do Curdistão Iraquiano o Papa encontra autoridades civis e religiosas no aeroporto local. Em seguida de helicóptero vai a Mosul. Na Praça da igreja de Mosul o Papa faz uma Oração de Sufrágio pelas vítimas da Guerra. A próxima etapa da manhã de domingo é Qaraqosh. Em Qaraqosh o Papa encontra a comunidade na igreja da “Imaculada Conceição” faz um discurso aos presentes e reza o Angelus.
Na parte da tarde, de helicóptero, dirige-se a Erbil no Estádio “Franso Hariri” para celebrar a Santa Missa. Depois da celebração o Papa retorna a Bagdá.
No último dia da sua visita, na manhã de segunda-feira dia 8 de março, Francisco participa da cerimônia de despedida no Aeroporto de Bagdá e em seguida volta a Roma.
Com informações do Vatican News
Que esta visita do Papa Francisco traga uma Luz de esperança, e Paz , ,por todos estes povos que sofre por tantas injustiças , o mundo esta precisando de amor, e não bombas .