Paroquia de Morro do Coco inaugura mosaico de Nossa Senhora da Penha
Celebração da Santa Missa abriu a cerimonia de Bênção e inauguração de mosaico dedicado a Nossa Senhora da Penha nas escadarias da Igreja Matriz em Morro do Coco no sábado (29- 10). Cerimônia presidida pelo Pe. José Maurício Peixoto reuniu fieis e devotos da Mãe de Deus.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha se encontraram no sábado (29-10) para a cerimônia de bênção e inauguração do mosaico instalado na escadaria de acesso a Matriz em Morro do Coco. A cerimônia foi aberta com missa e após procissão até o local onde foi instalado o mosaico foi realizada a inauguração e bênção da arte que expressa a fé, devoção e espiritualidade mariana.
Pe. José Maurício Peixoto manifestou a gratidão a todos que colaboraram para a realização da arte, revelando a intercessão da Virgem da Penha que do alto da colina onde está a igreja olha por todos, sendo a medianeira de graças e benefícios a toda a comunidade.
– Primeiro quero manifestar a minha gratidão a Dona Odila Rodrigues e tantas pessoas que ajudaram na campanha para que tivéssemos o mosaico instalado. Além da beleza e da expressão artística é uma obra que evangeliza, desvelando o mistério da intercessão de Nossa Senhora, medianeira de tantas graças. Gratidão a toda a comunidade paroquial de abraçou o projeto que é uma conquista de toda comunidade eclesial. – revela Pe. José Maurício Peixoto.
O mosaico é uma das expressões iconográficas mais antigas. Antes da arte ser inserida no cristianismo estava presente nos primeiros séculos representando mitos na Grécia antiga tanto o Pastor Hermes representado com a ovelha carregada nos ombros e das virgens que prefiguram o Cristo e a Virgem Maria.
No Cristianismo Primitivo estava presente nas Catacumbas da Roma, com ênfase ao Cristo pastor com textura do cabelo associada a pelagem das ovelhas carregadas nos ombros. A Virgem Maria representada sempre com o Menino Jesus. Com o Vaticano II os mosaicos ganharam expressão na arte reportando o Cristianismo dos primeiros tempos ainda recordando a iconografia dos primeiros cristãos ainda na fase da perseguição romana com o culto nas catacumbas. Arte expressando a espiritualidade cristã do Mistério Pascal revelado através da Virgem que aparece no apocalipse como figura da igreja nascente.
Arte e Evangelização
Pe. José Maurício Peixoto destacou a importância da arte sacra revelando a espiritualidade e evangelização, através do mosaico que apresenta a Mãe de Deus e devoção no distrito de Morro do Coco que reúne testemunhos de fé preservada por mais de um século com graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Penha. Uma comunidade que manifesta a devoção a Virgem Santíssima.
– Desde minha juventude sempre fui devoto de Nossa Senhora. Na minha ordenação minha primeira paróquia era dedicada a Maria Santíssima, no Distrito de Santa Maria. Em Campos dos Goytacazes assumi a Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha. Voltando a Campos dos Goytacazes fui para Ururai e a padroeira é Imaculado Coração de Maria e hoje Nossa Senhora da Penha no Distrito de Morro do Coco.- refete o sacerdote.