Paróquia São Vicente inicia neste sábado o Novenário do Padroeiro

O Pe Lenilson Alves, assumiu a paróquia no dia 20 de fevereiro de 2019, desde então tem promovido um reavivamento na Igreja Matriz, principalmente com a colaboração das pastorais e movimentos para a conclusão das obras na Igreja Matriz. “Tudo tem sido realizado para o bem comum da nossa Paróquia. Nada poderia ser feito sem os fiéis paroquianos”, declara o Pe. Lenilson.

Os fiéis da Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Vicente Dias, em Campos, iniciam neste sábado (18/09), o Novenário ao Padroeiro. Ao longo de 9 dias, os fiéis e devotos poderão participar das Missas a partir das 19h. De acordo com o pároco Pe. Lenilson Alves, durante o período não haverá a Missa dominical, das 07h30, para que os fiéis possam participar das celebrações do novenário.

O Pe Lenilson Alves, assumiu a paróquia no dia 20 de fevereiro de 2019, desde então tem promovido um reavivamento na Igreja Matriz, principalmente com a colaboração das pastorais e movimentos para a conclusão das obras na Igreja Matriz. No dia 24 dezembro de 2020, quase dois anos após ter assumido a função de pároco, a Igreja foi entregue aos fiéis parte das obras de construção da Igreja Matriz. Durante o ano de 2020, mesmo diante da pandemia, o pacote de obras com a colocação do piso e a construção do presbitério foram iniciados. Os fiéis permaneceram firmes na oração e colaboração com os trabalhos. Toda a nave da Igreja Matriz, assim como a Capela do Santíssimo foram revestidos com o piso de granito.

Além da construção, o trabalho pastoral também recebe grande destaque, no último dia 5 de setembro, foram entregues  sacolões a cerca de 30 famílias assistidas pelo trabalho social. Os alimentos foram doados pelos fiéis ao longo do mês e entregues por uma equipe composta por membros da Pastoral Familiar e coordenada pelo diácono João Batista.

“Tudo tem sido realizado para o bem comum da nossa Paróquia. Nada poderia ser feito sem os fiéis paroquianos. O momento atual, ainda de pandemia, nos coloca diante de inúmeros desafios, mas São Vicente, nosso padroeiro, têm nos auxiliado em todas as situações. Agora, com o novenário convido os paroquianos a vivenciar o estilo de vida de São Vicente, que tinha o ardor missionário de tirar dos ricos e dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração”, afirmou Pe. Lenilson.

História São Vicente – São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo, a França era uma potência, porém, convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras. Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; essa experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem, foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu, depois de dois anos, sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo, que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas). Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

Programação para o Novenário de São Vicente 2021

1º Dia: 18/09/2021 – Sábado

19h Santa Missa

Celebrante: Pe. Dênison Gleison Martins da Silva (Administrador Paroquial – Igreja Nossa Senhora de Lourdes)