Paróquias da Diocese de Campos promovem dia de oração na Festa da Divina Misericórdia

Neste domingo (19/04), a Igreja comemora a Festa da Divina Misericórdia. Quem incluiu a data no calendário da Igreja foi São João Paulo II, no ano 2000, ao canonizar Santa Faustina Kowalska. Na Diocese de Campos, mesmo com as regras do distanciamento social, várias paróquias prepararam uma programação especial que serão transmitidas pelas redes sociais. A Paróquia São José, no Parque Cidade Luz, vai promover a Festa da Misericórdia, com uma programação a partir das 15h, com a oração do Terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento. A Santa Missa será às 19h30, também retransmitidas pelas redes sociais. “Temos visto os frutos dessa programação a maioria dos paroquuanos participando. Criando nos lares a Igreja doméstica. Nesse domingo teremos um evento muito especial, a Festa da Misericórdia e uma breve apresentação do Diário de Santa Faustina”, informou o pároco Pe. Cristiano Ribeiro.

Paróquia São José do Avahy – Itaperuna

O evento vai contar om a presença do coordenador do Grupo de Oração Bodas de Caná, Paulo Roberto; do fundador da Missão Fiel Pelicano Maykon Rangel; além do seminarista Wender, que irá rezar o Terço da Misericórdia e apresentar o diário de Santa Faustina.

A Paróquia São Benedito, no Centro de Campos, realizou desde o dia 16/04, um Tríduo preparatório para a Festa da Misericórdia. As celebrações foram transmitidas pelo Facebook. Neste domingo, a programação prossegue com a Santa Missa, às 10h, já as 15h haverá oração do Terço, palestra, louvor e adoração. Já na baixada campista, a Paróquia São Gonçalo vai promover uma Tarde da Misericórdia, a partir das 15h, com terço, louvor, adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento, com o diácono permanente Leandro Lúcio. O evento é organizado pela Renovação Carismática Católica. Na cidade de Itaperuna, a Paróquia São José do Avahy, vai promover um dia especial, a programação começa às 07h, com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Luiz Carlos Reis, transmitida pelas redes sociais e pela Rádio Itaperuna 96 FM.

A Divina Misericórdia é vinculada de modo especial ao Evangelho do segundo Domingo da Páscoa, representada no momento em que Jesus aparece aos discípulos no Cenáculo, após a ressurreição, e lhes dá o poder de perdoar ou reter os pecados. Este momento está registrado em João 20,19-31. Essa passagem abrange a aparição de Jesus Ressuscitado ao apóstolo São Tomé, quando Jesus o convida a tocar em Suas chagas no oitavo dia depois da Ressurreição (João 20,26). Por isso mesmo, é utilizado na liturgia oito dias depois da Páscoa.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)