Paróquias da Diocese de Campos promovem programação especial para celebrar Solenidade de São José

Paróquia São José do Avahy – Itaperuna

Na Diocese de Campos várias paróquias divulgaram uma programação especial para celebrar o padroeiro como é o caso no Vicariato Noroeste das paróquias São José do Avahy, em Itaperuna; Paróquia São José, em Bom Jesus do Itabapoana; e no Vicariato Norte da Paróquia São José, em Campos.

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

A Igreja celebra nesta quarta-feira (19/03), a Solenidade de São José, patrono universal da Igreja, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. A data da solenidade ocorre no tempo quaresmal, a Igreja faz uma pausa para com alegria celebrar o padroeiro da Igreja universal. Abre-se uma exceção e entoa-se o hino de louvor (Glória). Como o dia de São José tem grau de solenidade, significa que é uma oportunidade de participar da Santa Missa e todas as paróquias podem programar um horário, para celebrar a Santa Missa Solene.

No município de Itaperuna, serão celebradas 4 Missas às 07, 09h, 17h e 19h, a procissão será às 18h percorrendo as principais ruas do Centro. Em Bom Jesus do Itabapoana, os festejos de São José acontecem na paróquia dedicada ao padroeiro, no bairro Lia Márcia, com novena, apresentações musicais e barracas repletas de doces e salgados, reunindo a comunidade em um momento especial de devoção e confraternização. A programação conta com às 6h30 oração do Terço, às 7h a Santa Missa, seguida de um café da manhã com a comunidade. À noite, às 18h oração do Terço em louvor a São José e às 18h30 a Santa Missa Solene.

São José foi declarado patrono universal da Igreja em 1870, através do Papa Pio IX, com o decreto “Quemadmodum Deus”. Leão XIII por meio da Encíclica “Quanquam Pluries”, propôs que São José fosse o advogado dos lares cristãos. Pio XII o declarou como “exemplo para todos os trabalhadores” e fixou o dia 1º de maio como a festa de São José trabalhador. Lembramos de São José como o chefe de família, e um pai cuidadoso e zeloso e fiel cumpridor das leis judaicas. No dia 1º de maio lembraremos de São José como o operário e trabalhador que sustentava através do suor de seu trabalho Maria e Jesus.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *